VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

SPIRULINA E CHLORELLA: QUEM SÃO ELAS?

Conheça sobre as algas consideradas superalimentos


VIVIANE NUNNER* | Jun 17, 2021

A Crorella e a Spirulina são espécies de algas consideradas como “superalimentos”. Com propriedades antioxidantes, detoxificantes e imunoreguladoras, elas podem ser inseridas em nosso dia a dia através da praticidade dos nutracêuticos ou em receitas e shots. 

É importante considerar que diferentes condições de crescimento, como temperatura, disponibilidade de luz e nutrientes do seu habitat podem alterar os níveis de biomassa, macro e micronutrientes e compostos bioativos de ambas as algas. Independente disto, elas apresentam perfis nutricionais benéficos para a saúde, como a redução dos fatores de risco de doenças cardíacas e a melhora do controle do açúcar no sangue, além de possuírem propriedades anti-inflamatórias.

Mas, afinal, qual a diferença entre elas? 

Comparando os micronutrientes, proteínas, carboidratos, gorduras e fibras, as duas microalgas são bastante semelhantes. 

Em relação à proteína, ambas possuem aminoácidos essenciais para o nosso consumo, como a isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina e histidina. Porém, a Spirulina apresenta concentração de proteína levemente maior, assim como de ferro, magnésio e vitamina K, quando comparada à Chlorella.

Apesar da balança parecer ser favorável à Spirulina, estudos apontam que o diferencial da Chlorella está em seu papel como agente “detox”. Isto porque a ciência estuda sua capacidade de ajudar a remover metais pesados e outros compostos prejudiciais do corpo. Lembrando que estes estudos, apesar de antigos, ainda se concentram em camundongos, não podendo ser extrapolados para seres humanos. A Chrorella também é superior em carotenoides (que vão se transformar em vitamina A em nosso organismo) e selênio.

Ambas são similares na quantidade de fibras. Com isso, ambas contribuem para o melhor controle das taxas de colesterol e triglicérides, evitando quadros de hiperlipidemia, além de evitar picos de glicose, a chamada hiperglicemia, uma vez que as fibras retardam a absorção do açúcar.

No que diz respeito às gorduras, ambas contêm quantidade semelhante, porém o tipo de gordura que constitui cada uma é diferente. As duas são particularmente ricas em gorduras poli-insaturadas, especialmente ácidos graxos ômega-3. No entanto, um estudo que analisou o conteúdo de ácidos graxos dessas algas descobriu que Chlorella contém mais ácidos graxos ômega-3. 

E, afinal, qual escolher?

Percebam que ambas contêm grandes quantidades de nutrientes importantes e oferecem seus próprios benefícios exclusivos. Uma não é necessariamente melhor do que a outra. Como qualquer suplemento, antes do consumo, principalmente em altas doses, é necessário consultar um especialista para analisar as possíveis interações com medicamentos e individualidades.

Fontes

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3131561/

https://doi.org/10.1155/2017/3247528