Ingredientes:
1 maço de espinafre lavado
3 xíc. de farinha de trigo
20ml de água
6 tomates maduros sem pele
4 dentes de alho
1 xíc. de folhas de manjericão
1 xíc. de azeite de oliva
sal e pimenta à gosto
Preparo:
Pré-aqueça o forno à 220ºC. Em um refratário ou forma, disponha os tomates sem pele cortados ao meio, os dentes de alho, as folhas de manjericão e regue com metade da xícara de azeite de oliva e deixe assar até ficarem tostados.
Enquanto isso, em um liquidificador coloque as folhas de espinafre e a água e bate até virar um suco. Tempere com sal e pimenta e transfira para um bowl maior. Incorpore a farinha até virar uma massa mole, meio pegajosa. Você vai precisar de uma panela grande com água quente e salgada para preparar o spätzle, então já coloque ela no fogo.
Quanto os tomates tiverem bem tostados, leve-os para o liquidificador ou mixer e com a tecla pulsar, bata algumas vezes até obter uma consistência pastosa mas com pedaços maiores aparentes.
Para preparar o spätzle existem várias técnicas. Todas muito simples. A mais fácil usar uma máquina que você pode comprar online. Mas se você não quiser comprar, pode usar um espremedor de purê de batatas, um escorredor de massa ou ainda comprar uma frigideira simples e fazer diversos furos no fundo dela. Com um desses instrumento em mãos, coloque-o sobre a panela de água fervente, despeje um pouco da massa e com o auxílio de uma espátula vá fazendo movimentos circulares. Os pingos de massa cairão na água e assim que boiarem, assim como o nhoque, estarão prontos. Escorra e jogue em uma frigideira bem quente com o restante do azeite de oliva, salteie-os rapidamente e sirva.
Sirva em um prato ou tigela da sua preferência com uma generosa camada do pesto de tomate por cima.
Rendimento: 6 porções
Tempo: 20 minutos de preparo