Se você procurar um médico porque está sem ânimo ou à beira de um ataque de nervos, não estranhe se, além do tratamento convencional, receber a orientação para comer banana todos os dias. Está mais do que comprovado pela ciência que a fruta tem substâncias na composição que melhoram o humor e o sono, aspectos essenciais para você superar o estresse e espantar a tristeza. Então aproveita e coma a banana com gosto.
O segredo para a fruta funcionar como um “antidepressivo” natural é o triptofano, um precursor da serotonina, neurotransmissor cerebral responsável pela sensação de bem-estar. “A serotonina leva ao relaxamento e ao humor melhorado, o que pode auxiliar no tratamento da depressão”, explica a médica especialista em neurologia Célia Roesler, de São Paulo. Muitas vezes, segundo a médica, a serotonina também ajuda a controlar o peso. Sem falar que a banana sacia e, por ser docinha, ameniza a vontade por doces açucarados (ficou feliz de saber?).
Magnésio e vitamina B são outros dois componentes da banana importantes para a saúde mental. Além de acalmar o sistema nervoso, relaxam o corpo e a mente e aliviam casos de estresse e ansiedade. O mineral também é indispensável para o sistema vascular e, portanto, a falta dele compromete o desempenho físico. “Um estudo mostrou que mulheres com magnésio baixo podem apresentar episódios de taquicardia durante a prática de exercício”, comenta a neurologista. Homens e mulheres podem até sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) quando há falta de magnésio no organismo, de acordo com um segundo estudo.
Para obter esses e outros benefícios, você deve comer pelo menos uma banana por dia – os resultados positivos são perceptíveis depois de uma semana, ou um pouco mais. E não se preocupe com a fama de engordar – a fruta é infinitamente mais inofensiva na balança que qualquer comida gordurosa, açucarada ou ultraprocessada. Aliás, congele a banana bem madura e, depois, bata no processador ou liquidificador até virar um creme geladinho e aerado – é bem mais saudável que qualquer sorvete de massa, geralmente rico em açúcar e gordura hidrogenada. A fruta também ajuda a reduzir a quantidade de açúcar pedida na receita de bolos, biscoitos e panquecas.
Se preferir, amasse a banana com aveia e mel (ou melaço), bata no smoothie e na vitamina ou coma ela pura. Só não fique sem essa fruta maravilhosa e farta em todas as partes do Brasil, chegando à sua mesa sem ter que percorrer grandes distâncias, o que é perfeito para um consumo mais consciente e responsável, ou seja, mais um motivo para você se sentir feliz!
Mais benefícios da fruta
Controla a pressão arterial. A banana é fonte de potássio, nutriente essencial para o controle do sódio que, em excesso no organismo, faz aumentar muito a pressão arterial.
Fornece energia. Com uma boa dose de carboidrato, a fruta garante combustível para a prática de exercício e as atividades cotidianas.
Regula o intestino. As fibras presentes na composição favorecem o bom funcionamento do órgão, evitando constipação. No caso de prisão de ventre (intestino preguiçoso), recomenda-se consumir a banana bem madura, de preferência a nanica ou a prata.
Diminui o risco de anemia. Dentro de uma alimentação saudável, a fruta ajuda a complementar a dose diária recomendada de ferro, suprindo as necessidades básicas do mineral. Para otimizar a absorção do ferro, você pode combinar a banana com uma fruta fonte de vitamina C (limão, acerola, kiwi).