sopas

SOPAS VEGANAS

2 ideias quentinhas para espantar a friaca


Redação | Jul 30, 2021

O frio de rachar provocou uma verdadeira chuva de sopas nas redes sociais, muitas com o potencial de aquecer o corpo e confortar a alma. Dependendo da receita, a sopa ainda reúne vários nutrientes no mesmo prato e vale por uma refeição completa. As versões veganas não ficam atrás, nem em nutrientes nem em sabor – é só conferir as duas delícias sugeridas aqui. 

SOPA DE CENOURA COM GENGIBRE

Ingredientes

1/2 de cebola média picada

2 colheres (sopa) de azeite

1 pedaço de gengibre picado

6 cenouras médias cortadas em cubos

2 inhames médios cortado em cubos

Sal a gosto

2 copos grandes (600 ml) de água (ou mais, se necessário)

200 g de tofu firme cortado em cubinhos

Sementes de abóbora (para polvilhar) 

Modo de fazer

Em uma panela funda, refogue a cebola no azeite. Acrescente o gengibre, a cenoura, o inhame e o sal e refogue por 1 ou 2 minutos, mexendo para não grudar no fundo da panela. Cubra com a água, tampe a panela e cozinhe até amolecer (se preferir, cozinhe na pressão). Espere amornar e bata no liquidificador. Volte para a panela e, se necessário, acrescente mais água, aos poucos, até obter a consistência desejada e volte a aquecer. Ajuste o sal e adicione o tofu. Na hora de consumir, polvilhe com as sementes de abóbora.

Rendimento: 2 porções. 

SOPA DE ERVILHA COM FAROFA CROCANTE DE TOFU

Ingredientes

500 g de ervilha partida seca (demolho de 8 a 12 horas)

1/2 cebola grande picada

2 dentes de alho pequenos

2 colheres (sopa) de azeite

2 folhas de louro

1 ½ litro de água fervente

Sal a gosto

Farofa de tofu

1/2 xícara (chá) de tofu soft defumado cortado em cubinhos

3/4 de xícara (chá) de pão torrado e triturado (ou ralado)

2 colheres (sopa) de azeite

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Salsinha picada (para decorar)

Modo de fazer

Escorra a ervilha e reserve. Na panela de pressão, doure bem a cebola e o alho. Acrescente o louro e a ervilha e refogue por 5 minutos. Adicione a água fervente aos poucos (1 concha a cada 30 segundos), mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Assim que terminar de adicionar toda a água, feche a panela e cozinhe de 15 a 20 minutos, depois de pegar pressão. Se necessário, acrescente mais de água fervente, aos poucos, até obter a consistência desejada. Ajuste o sal e sirva com a farofa. Decore com a salsinha.

Para a farofa, aqueça o azeite em uma frigideira e doure os cubinhos de tofu. Acrescente o pão e o sal. Toste levemente, sem parar de mexer, até que a farofa fique crocante. 

Rendimento: 6 porções.