Já foi falado aqui na VegMag que os cogumelos não chegam a ser fonte de proteínas. Apesar do micronutriente estar presente em boa quantidade nas versões desidratadas, os cogumelos frescos e reidratados, como costumam ser consumidos, não chegam a conter 2 gramas. Ou seja, a dose fica bem abaixo da mínima necessária (6 gramas em uma porção de 100 gramas de cogumelos) para ser considerado um alimento fonte de proteína, de acordo com o Ministério da Saúde. Mas os cogumelos são ótimos para complementar a dose recomendada do macronutriente em uma refeição.
PROTEÍNAS
Quantidade em cada 100 gramas de cogumelos, nos três tipos mais comuns no Brasil
Champignons branco e marrom (cogumelo Paris / Agaricus bisporus): de 1,2 a 1,3 grama
Shitake (Lentinula edodes): menos de 1 grama
Shimeji (Pleorotus ostreatus): menos de 1 grama
CARBOIDRATOS
Acontece o inverso nas concentrações de carboidratos. O ranking é dominado pelo shitake, com 18 a 19 gramas em 100 gramas do alimento, seguido do shimeji, com aproximadamente 10 gramas, e o champignon entre 5 e 7 gramas.
GORDURAS
A concentração de gorduras também varia nos cogumelos. O shimeji tem de 12% a 13% de ômega-9 (ou ácido oleico), um tipo de gordura monoinsaturada presente em porcentagem bem menor no shitake (de 2% a 3%) e no champignon (de 1% a 2%). Os três contêm ainda ômegas 3 e 6 (gorduras poli-insaturadas), mas todos em quantidades mínimas.
VITAMINA E
Outro composto bioativo importante dos cogumelos é o tocoferol, a famosa vitamina E. Sua principal função no nosso organismo é prevenir radicais livres, o que chamamos de ação antioxidante. O champignon marrom e o shitake superam o shimeji nessa substância – ambos têm de 10 a 11 microgramas de vitamina E.
FIBRAS E ÁGUA
Todos os três cogumelos, quando frescos ou reidratados, são ricos em água e fibras, componentes que, combinados às proteínas, fazem com que a digestão aconteça de maneira mais lenta, prolongando a sensação de saciedade. Ou seja, depois de comer uma porção de cogumelos refogados, assados ou ensopados, você demora mais tempo para voltar a ter fome. Uma vantagem e tanto para quem precisa perder peso ou apenas quer controlar o apetite.
*Viviane Nunner (@vivianenunner) é nutricionista clínica, autora do site www.vivianerunner.com.br e uma apaixonada por gastronomia.