A fava é destaque da safra de setembro, que também traz cupuaçu, sapoti e tamarindo - três frutas ricas em vitaminas C e nas do complexo B. Aproveite ainda a tangerina, que começou a aparecer nas feiras e hortifrutis em julho, mas continua farta e saborosa (ensinamos aqui um chá feito com as folhas dessa fruta cítrica). Então separe a ecobag e inclua na lista de compras esses e outros alimentos da época – além de mais baratos, são cultivados com menos agrotóxicos (se você tiver acesso aos orgânicos melhor ainda). Mas, antes de conferir todos os itens da safra (abaixo), saiba por que destacamos a fava.
Feijão de fava ou feijão de lima são os nomes dados à leguminosa, muito usada na culinária e medicina natural indiana. Originária da Ásia Central e Norte da África, é um alimento que se adaptou bem no Brasil, onde costuma ser mais consumida por veganos e vegetarianos por causa da quantidade de proteína concentrada no grão.
A fava ainda tem cobre, ferro, cálcio e magnésio, nutrientes importantes para o sistema imunológico e a prevenção de doenças. Já as fibras, também em boa dose no alimento, ajudam no funcionamento do intestino e no controle dos níveis de açúcar no sangue, além de aumentar a saciedade. Pode ser encontrada nas cores verde (fava fresca), branca e com manchas marrom (favas secas).
Como todo grão, a fava seca precisa ficar mergulhada na água de 12 a 48 horas antes de ser levada ao fogo. “É uma leguminosa que fermenta no intestino, até mais que o feijão e, por isso, sem o demolho correto, pode ocasionar gases e distensão abdominal”, explica a nutricionista Nicole Ezemplari, de São Paulo.
Por causa da casca rígida, a nutricionista sugere ferver a leguminosa depois do demolho e, só depois, cozinhar na pressão. Você pode preparar uma boa quantidade e deixar uma parte no freezer. A fresca é mais prática: basta retirar da vagem e escalde em água fervente por 3 minutos. Tanto a seca quanto a fresca podem ser usadas para preparar ensopados, refogados, patês, saladas e outras receitas que sua criatividade mandar. Assim você varia o cardápio e acrescenta um novo alimento com proteína (e outros nutrientes) no prato.
SAFRA COMPLETA
FRUTAS
Abacate breda
Abiu
Ameixa estr espanhola
Banana prata
Cupuaçu
Laranja lima
Laranja pera
Maçã nacional fuji
Maçã estrangeira red del
Nectarina estrangeira espanhola
Nêspera
Pêra Estr. Packham Triumph
Pêssego Estr. Espanhol
Sapoti
Tamarindo
Tangerina Murcote
Uva Thompson
LEGUMES
Abóbora moranga
Abóbora paulista
Batata Doce Rosada
Berinjela Conserva
Beterraba
Cará
Ervilha comum
Ervilha torta
Fava
Inhame
Mandioca
Maxixe
VERDURAS
Agrião
Beterraba com Folhas
Brócolis Ninja
Brócolos Ramoso
Cenoura com folhas
Coentro
Couve
Couve flor
Espinafre
Folha de uva