CARDÁPIO SAZONAL

SETEMBRO É MÊS DE QUE?

Agora a cenoura aparece com as ramas, parte ainda mais nutritiva


Eliane Contreras | Sep 01, 2021

A gente encontra cenoura praticamente o ano todo na feira e no hortifrúti, mas dificilmente ela vem acompanhada das ramas. Então aproveite o mês de setembro, quando o alimento aparece completo: raiz e ramas. Essa parte que quase ninguém consome é ainda mais nutritiva que a própria cenoura, sabia? Manga haden, espinafre, folhas de louro e abobrinha italiana são outros destaques da safra (confira a lista completa no fim do texto).  

CENOURA COM RAMA

Vitamina A é o que a cenoura mais tem. Ferro, cálcio, vitaminas C, E, K e do complexo B, manganês, potássio e fibras também estão presentes na sua composição. As ramas são ainda mais nutritivas (mais do que a própria cenoura), segundo pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (MG). Elas contêm fibras, proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco e betacaroteno – componentes importantes para todo o organismo. Como usar: transforme em pesto ou acrescente na omelete. Você também pode triturar as ramas secas ou desidratadas no liquidificador até virar uma farinha para enriquecer receitas de pães, panquecas e até pãozinho de queijo.

MANGA HADEN

Existem mais de 500 variedades de manga no mundo e a Haden (casca vermelha, amarela e verde, com polpa alaranjada de sabor doce e textura fibrosa) está entre as mais produzidas no Brasil. Mas, independentemente do tipo, é uma fruta rica em vitaminas A, B6, B12, C, E e K, além de conter sódio, cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio, cobre, selênio e zinco – substâncias que, consumidas regularmente, fortalecem o sistema cardiovascular e previnem câncer de cólon e próstata. A manga ainda tem ácido glutâmico conhecido por melhorar a concentração e estimular a memória.

ESPINAFRE

Vegetal de folhas verde-escuras, o espinafre é rico em ferro, mineral capaz de combater anemia. Também tem cálcio e fósforo (colaboram na boa formação dos ossos e dentes, no fortalecimento muscular e na coagulação do sangue), zinco, manganês e selênio (previnem osteoporose e envelhecimento precoce) e vitaminas A, C, E, K e B6 (melhoram o sistema imunológico e fazem bem para os nervos e cérebro), além de flavonoides (compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias). Antes de consumir, cozinhe talos e folhas levemente para reduzir os efeitos do ácido oxálico (dificulta a absorção de cálcio) e oxalato (pode desencadear a formação de cálculos renais). Acrescente gotas de limão para preservar o ferro.

LOURO

Foto: Horta em Casa

As folhas de louro costumam ser usadas para acrescentar sabor à dupla e arroz e feijão, mas têm mais uma função: reduzem os efeitos negativos (inchaço e estufamento) provocado pelo ácido fítico, presente principalmente no feijão e outras leguminosas. As folhas também podem ser colocadas em sopas, assados ou transformadas em chá medicinal com vários benefícios para a saúde, como controlar os níveis de açúcar no sangue e o colesterol. A infusão também melhora a digestão, aliviando dores de estômago e cólica. Ferva de três a quatro folhas por cerca de dez minutos e tome de duas a três xícaras ao dia.

ABOBRINHA ITALIANA

Foto: Agristar

O componente presente em maior quantidade na abobrinha é a água (a cada 100 g do legume, cerca de 91 g são de água) e, por isso, hidrata e melhora o trânsito intestinal. Também fornece bastante potássio, vitaminas A e C, fibras, selênio, zinco, cobre, manganês e compostos fitoquímicos capazes de diminuir os níveis de glicose e aumentar os níveis de insulina diminuindo o risco de diabetes, segundo estudos. Outra vantagem é a versatilidade: pode ser consumida cozida, assada, refogada ou crua, no formato de espaguete ou ralada na salada.

SAFRA COMPLETA 

Acompanhe a lista de legumes, verduras e frutas que estão na melhor época do ano

LEGUMES

Abóbora moranga

Abobrinha italiana

Batata-doce amarela

Batata-doce rosada

Batata-doce roxa

Berinjela japonesa

Beterraba

Ervilha

Torta fava

VERDURAS

Alface lisa

Beterraba com folhas

Brócolis ninja

Brócolos ramoso

Catalonha

Cebolinha

Cenoura com ramas

Chicória

Couve-de-bruxelas

Couver-flor

Endívias

Escarola

Espinafre

Folha de Uva

FRUTAS

Abacate breda

Ameixa estrangeira espanhola

Cupuaçu

Laranja lima

Maçã nacional fuji

Manga haden

Maracujá azedo

Mexerica

Morango comum

Nectarina estrangeira espanhola

Nêspera

Pera estrangeira danjou

Pera estrangeira packham triumph

Sapoti

Tamarindo

Tangerina murcote

Uva crimson

Uva red globe

ERVA

Louro 

Manjericão

Orégano

Coentro