receita

SEMENTES DE MELÃO SE COME, SIM.

ELAS TÊM CÁLCIO E VIRAM UM LEITE VEGETAL DELICIOSO E BARATO


Eliane Contreras | Jun 14, 2019

Já passou pela sua cabeça comer as sementes de melão? Elas são comestíveis e contêm nutrientes, especialmente proteína vegetal, gorduras boas, fibras, cálcio, magnésio e ômega-3. “São substâncias que fazem com que as sementes da fruta tenham ações diurética, antioxidante e anti-inflamatória, além de favorecer o intestino e preservar a saúde dos ossos”, explica a nutricionista Neiva Souza, da VP Centro de Nutrição Funcional, em São Paulo. Viu que ótimo? Você pode aproveitar a fruta quase por inteiro e, com isso, evitar desperdício, ganhar benefícios para a saúde e ainda economizar dinheiro. 

Geralmente, as sementes de melão são transformadas em leite vegetal. O preparo é o mesmo dos leites de castanha, amêndoa e coco. Depois de bater as sementes no liquidificador com água morna e passar num tecido fininho (tipo voal) para separar os resíduos da parte líquida, o leite está pronto para beber. O sabor se aproxima ao do leite de amêndoa, só que mais adocicado. Mas, se preferir que ele fique mais suave, lave as sementes em água corrente e seque-as com papel-toalha para remover qualquer vestígio do melão e, então, prepare a bebida. Dura três dias na geladeira e três meses no freezer. Pode ser consumido puro, com café ou cacau em pó. 

Batidas com outros leites vegetais, as sementes da fruta ajudam a enriquecer a receita com cálcio e todos os nutrientes presentes dentro delas. Existem outras formas de acrescentar essa parte da fruta na alimentação. “As sementes de melão podem ser consumidas como petisco”, sugere Neiva. Basta levá-las ao forno até que fiquem crocantes. Polvilhe na salada de folhas verdes, na salada de frutas, no iogurte… “Elas também podem ser transformadas em farinha para enriquecer receitas de pão, bolo e panqueca”, finaliza Neiva. Aliás, o resíduo que sobra do preparo do leite tem bastante fibras — seque no forno (ou no sol) e misture na sua granola. Veja agora como fazer o leite.

RECEITA

LEITE DE SEMENTES DE MELÃO

Ingredientes

Sementes de 1 melão médio/grande (lavadas, ou não)

1 copo (250 ml) de água filtrada, morna (ou mais, se quiser um leite mais ralinho)

Modo de fazer

Bata bastante as sementes no liquidificador com a água morna. Passe a mistura em um tecido fininho (tipo voal) para separar os resíduos da parte líquida. Guarde na geladeira ou no freezer.

Rendimento: 2 copos pequenos.

Tempo de preparo: 10 minutos.