Primeiro restaurante paulistano inspirado na gastronomia funcional, o Le Manjue Organique, comandado pelo chef Renato Caleffi, lançou o “Cardápio de Propósito”, com 44 pratos plant-based. Tudo é feito de maneira sustentável: as receitas priorizam os ingredientes sazonais, orgânicos e de agricultura familiar. E, para que haja desperdício zero, os alimentos são usados de maneira integral (nada é jogado fora). Aqui seguem duas receitas do cardápio que você pode fazer em casa.
Risoto de quinoa com manteiga de castanha de caju e manjericão
Ingredientes
1½ xícara (chá) de quinoa (grãos de coloração branca, negra ou vermelha ou misturados)
4 xícaras de água filtrada em temperatura ambiente
Azeite (para refogar)
1/2 cebola média cortada em cubos
2 dentes de alho picados ou amassados
1 xícara (café) de chá de hortelã
2 colheres (sopa) de biomassa de banana verde
1 colher (sopa) de semente de linhaça
Sal a gosto
50g de tomates secos cortados em tiras
1 xícara (café) de ervilha fresca previamente branqueada (cozida em água fervente, porém com textura firme)
3 colheres (sopa) de manteiga de castanha de caju e manjericão (receita abaixo)
Modo de fazer
Deixe a quinoa mergulhada em água filtrada por 20 minutos. Esfregue os grãos com as mãos. Escorra a água e esquente os grãos úmidos em uma panela até secarem (todo esse processo ajuda a eliminar os antinutrientes da quinoa, que, em algumas pessoas, podem provocar gases e dar dor de cabeça, além de prejudicar a absorção de ferro e outros nutrientes presentes na receita).
Quando os grãos estiverem secos, adicione as 4 xícaras (chá) de água e deixe cozinhar em fogo alto até que a água comece a secar, retirando a espuma que for sendo formada na superfície, com ajuda de uma escumadeira (é importante para evitar sabor residual). Abaixe o fogo e deixe secar toda a água, sem queimar os grãos. Reserve.
Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio, adicione fios de azeite e refogue rapidamente a cebola e, em seguida, o alho. Adicione a quinoa cozida e misture. Adicione o chá de hortelã, a biomassa, a linhaça e o sal. Misture tudo delicadamente e acrescente o tomate seco e a ervilha. Quando estiver quente, com sal a seu gosto e consistência homogênea, desligue o fogo e adicione a manteiga de castanha. Agregue delicadamente e sirva.
Rendimento: 4 porções.
Tempo de preparo: 40 minutos (sem o demolho da quinoa).
Manteiga de castanha de caju e manjericão
Ingredientes
200 g de castanha de caju torradas
1 colher (sopa) de azeite extravirgem (ou óleo de coco extravirgem)
Sal a gosto
1 colher (café) rasa de cominho em pó
1/2 xícara (chá) de folhinhas frescas de manjericão, higienizadas e escorridas
Modo de fazer
Em um processador ou liquidificador potente, bata as castanhas até virarem uma pasta lista e homogênea. Desligue o aparelho e, com auxílio de uma espátula ou pão duro, desgrude a pasta da parede do copo e leve-a novamente ao centro. Volte a bater (deve resultar numa pasta lisa e homogênea). Adicione o azeite (ou óleo de coco), o sal e o cominho em pó e bata por mais alguns instantes. Junte o manjericão e bata rapidamente (não precisa bater muito). Coloque em um pote de vidro bem fechado e armazene na geladeira por até cinco dias. Use no risoto, em sopas e massas, no pão e na tapioca. Tem propriedades antiaging.
Rendimento: 10 porções.
Tempo de preparo: 20 minutos.
Mousse de abacate com cacau
Ingredientes
1 abacate grande (350 g só de polpa)
3 colheres (sopa) de cacau em pó
6 colheres (sopa) de açúcar de coco (ou demerara ou melaço)
Suco de 1/2 limão
1 colher (chá) rasa de nibs de cacau
Modo de fazer
No liquidificador, bata o abacate com o cacau, o açúcar e o suco de limão até obter um creme liso e homogêneo. Distribua em copinhos e polvilhe com o nibs de cacau por cima. Sirva geladinho.
Rendimento: 4 porções.
Tempo de preparo: 15 minutos.
Fotos: Le Manjue Organique