caseína

QUEIJO VICIA, SABIA?

Estudo revela a substância do leite que causa dependência pelo queijo e outros derivados


Gabriella Major | Nov 11, 2020

Você deve conhecer muitas pessoas que dizem ser viciadas em queijo e, por isso, jamais poderiam ser veganas. Esse vício é real e tem nome: caseína, proteína presente principalmente no leite de vaca e derivados, entre eles o queijo. Em um estudo sobre hábitos alimentares, realizado na Universidade de Michigan, nos EUA, pesquisadores avaliaram o motivo pelo qual alguns alimentos causam mais dependência do que outros e a pizza ficou em primeiro lugar – nem precisa dizer que o queijo tem a ver com isso.

Como tudo acontece: “No processo de digestão da caseína são acionada enzimas digestivas que favorecem a formação de casomorfina, um peptídeo responsável pela sensação de bem-estar, prazer e vício”, explica a nutricionista funcional Thais Ghorayeb, de São Paulo. É uma substância que inflama os receptores opióides do cérebro (relacionados ao prazer) e produz uma estado de euforia bem parecida com a dependência de drogas, como morfina e heroína. Os pesquisadores também notaram efeitos semelhantes na ingestão de alimentos ricos em gordura e altamente processados.

CASEÍNA INFLAMA  

Cerca de 80% da proteína do leite de vaca é composta de caseína – uma bela quantidade para viciar as pessoas a comerem queijo e outros derivados do leite todos os dias, nas diferentes refeições, o que não é nada bom. 

“Por ser uma proteína de difícil digestão, a caseína pode inflamar o organismo de maneira sistêmica”, alerta Thaís. Mesmo para quem não é vegano, a nutricionista recomenda evitar a ingestão diária de queijo, assim como o próprio leite de vaca, iogurte e manteiga. E sempre que esses alimentos fizerem parte da refeição, que seja de maneira equilibrada.

BONS SUBSTITUTOS

Queijos. Já existem no mercado várias queijos à base de castanhas e tubérculos, como opção ao queijo comum. Se preferir, você pode fazer seu queijo vegetal em casa (aqui, sugerimos uma receita deliciosa). 

Para vencer o vício do queijo à base de leite, reduza o consumo no  dia a dia, além de investir em novos sabores e receitas – hommus, requeijão de inhame e maionese temperada são ótimas opções para substituir os queijos cremosos. Se estiver procurando alimentos mais proteicos, aposte no tofu bem temperadinho ( ensinamos cinco receitas aqui) – fica ótimo até na pizza :).

Leite. Invista em opções vegetais. Você pode comprar ou preparar leite de castanhas, sementes ou cereais. Aqui mesmo, na VegMag, você encontra receitas com semente do melão, aveia, amêndoa e inhame. Caso compre o produto pronto, leia o rótulo: dê preferência para as bebidas vegetais com poucos ingredientes e sem açúcar na composição.