Hambúrgueres vegetais sempre geraram polêmica: a maior parte de quem come carne diz que “não é a mesma coisa” e vários vegetarianos não consideram esses produtos muito saudáveis. No meio dessa discussão infinita, surgiram os novos burgers à base de plantas com cor, textura, cheiro e sabor que oferecem a oportunidade de as pessoas terem a experiência de comer "carne" sem nenhum animal envolvido. Existe também a promessa deles serem tão ou mais nutritivos, com uma quantidade igual ou até maior de proteína (vegetal) que um hambúrguer tradicional. Nós ficamos curiosos para saber a opinião de quem ama esse tipo de sanduíche e, então, convidamos uma vegana que quase não lembra mais do gosto de carne e uma onívora não muito fã de alimentos veganos para provarem três marcas e descreverem suas impressões. Mas, já adiantando a conclusão final das duas participantes: “Provar esses novos hambúrgueres (feitos para conquistar inclusive os carnívoros) foi completamente diferente de comer os hambúrgueres veganos que eram produzidos até pouco tempo atrás”, relata a vegana. "A ideia de serem idênticos ou não aos tradicionais, feitos com carne bovina, pode dividir opiniões, mas agradaram bastante o meu paladar”, completa a onívora. Agora vamos aos detalhes de cada burger.
1.BURGER GOURMET VEGAN
A Superbom, marca bastante conhecida entre vegetarianos (estritos ou não), lançou o Burger Gourmet Vegan, que promete sabor, textura, aroma e cor idênticos aos da carne bovina. À base de proteína concentrada, texturizada e isolada de ervilha, beterraba para deixar o hambúrguer vermelhinho e outros temperinhos veggie, ele tem 15 gramas de proteína vegetal e 7,9 g de gordura e na unidade (113,5 gramas). É livre de ingredientes alergênicos e transgênicos e não contém conservantes e corantes artificiais. À venda nos supermercados nas versões congelada e resfriada (preço médio: R$ 19 a caixinha com 2 unidades).
Vegana
“O cheiro, a textura e a cor (especialmente na parte interna) lembram carne bovina. Gostei bastante do sabor, mas não sei dizer se é igual ao hambúrguer tradicional porque faz muito tempo que não como nada de origem animal.”
Onívora
“Apesar do cheiro semelhante ao da carne, o sabor não é idêntico. Mas achei bem gostoso. A textura também é agradável."
2.BEHIND
Foram vários anos de pesquisa até a Behind The Foods chegar à PT3® — formulação de planta ideal para substituir a carne e criar o Behind Burger. Guardada a sete chaves, a receita da PT3® é secreta, exclusiva e inédita (não vale: o consumidor precisa saber o que está comendo, concordam?). A marca revela apenas que é um produto que envolve tecnologia brasileira e muitos estudos para oferecer um produto surpreendente. Por enquanto, o Behind está disponível apenas em algumas hamburguerias de São Paulo, São José dos Campos e Belo Horizonte (endereços no @behind_thefoods). Mas, em breve, poderá ser encontrado em outras principais cidades do Brasil.
Vegana
“A aparência e a textura se parecem com os de uma carne mal passada, principalmente na parte interna do hambúrguer. É bem saboroso.”
Onívora
“O cheiro e o sabor lembram os da carne, mas não são iguais. Também é um hambúrguer gostoso.
3.FUTURO BURGER
Burger tecnológico e totalmente à base de plantas (proteínas isoladas da soja não transgênica, da ervilha e do grão-de-bico, além de beterraba para imitar a cor rosada e os sucos da carne), é o primeiro da Fazenda Futuro, uma foodtech brasileira que demorou dois anos para chegar à receita que fica crocante por fora e vermelhinha por dentro. O valor nutricional do Futuro Burger também se aproxima ao da carne bovina: a unidade (115 gramas) tem 15 gramas de proteína vegetal, com a vantagem de conter menos gordura saturada e mais fibras, por causa dos vegetais. O produto foi lançado no primeiro semestre deste ano na rede Lanchonete da Cidade, em São Paulo, e no T.T. Burger, no Rio, mas já pode ser encontrado também em supermercados das principais cidades, na versão congelada (preço médio: R$ 16,99 a caixinha como 2 unidades).
Vegana
“Por dentro, esse burger tem a cor parecida com a de um hambúrguer tradicional que vejo os meus amigos comendo. O cheiro me deu a sensação de estar provando carne bovina. Mas achei a experiência bem interessante e saborosa”.
Onívora
“Gostei bastante da experiência, mas ainda não é igual a um hambúrguer de carne. Aliás, achei que o sabor e o cheiro lembram frango. Ainda assim, me conquistou”.