DIVERSÃO ECOFRIENDLY

PORQUE CONSTRUIR BRINQUEDOS COM MATERIAL RECICLADO

UMA BRINCADEIRA PARA MUDAR O MUNDO


Eliane Contreras | Oct 12, 2019
Francisco fotografado por Amanda Pais

 

O Dia das Crianças é associado à compra de brinquedos, bens de consumo que mais empregam plástico no mundo. Se não bastasse, são artigos de vida curta, já que as crianças mudam rapidamente suas habilidades e perdem o interesse por eles. Conclusão: grande parte dos brinquedos acabam em aterros sanitários ou nos oceanos. Por isso, antes de adquirem mais do mesmo, os pais deveriam avaliar a quantidade e a qualidade dos presentes que oferecem aos pequenos.

Profissionais do site Como educar seus filhos também sugerem evitar os brinquedos que se resumem a um simples apertar de botões, que não proporcionam desafios, tampouco trabalham a imaginação nem dão à criança a oportunidade de criar e inventar.

Uma boa ideia é convidar as crianças para construírem brinquedos a partir do upcycling – técnica que consiste em utilizar resíduos, que seriam descartados, na confecção de novas peças ou converter peças velhas em novas. Dependendo da idade, elas podem cortar janelas e portas para transformar uma caixa grande de papelão em uma casinha; ou achar soluções para unir outros materiais (tampinha de garrafa, canudo de papel higiênico, lata de conserva, garrafa PET, pedaço de barbante...) para a construção de aviões, foguetes, carros, castelos e o que mais a imaginação permitir.

Francisco e Bento fotografados pela Lucilene Pais

 

O upcycling de brinquedos ainda ajuda a informar as crianças sobre os problemas relacionados ao lixo e suas possíveis soluções; despertar a consciência sobre os temas sustentabilidade e a economia circular. Enfim, é uma brincadeira que pode inspirá-las, desde cedo, a contribuir com um futuro mais ecológico e positivo para o planeta. Isso tudo sem deixar a diversão de lado.