O prato que a instagramer Bruna Campos (@vivendo_de_alface) preparou para o Movimento Ser Vegano é (um) Barato elimina qualquer risco de uma alimentação sem carne resultar em carência de nutrientes. Com o lema “se é para comer, vamos comer direito”, ela é expert em pratos caseiros, completos e sempre muito bem feitos.
O escondinho de casca de banana é o destaque do PF, que inclui chips de beterraba roxa e laranja e de banana verde. “É só cortar tudo bem fininho e assar em forno médio/baixo até ficar sequinho e crocante”, explica a instagramer. Bruna também empanou peixinho da horta em uma mistura de água, shoyu e farinha de trigo e, depois, passou na farinha panko pra ficar bem crocante. “Frite em óleo bem quente.” E. por fim, ela acrescentou uma porção de feijão. Viu, dá ser vegano de um jeito saudável e muito econômico, sem precisar viver só de alface – né, Bruna!?
ESCONDIDINHO DE CASCA DE BANANA
Ingredientes
purê de batata
2 batatas inglesas cozidas
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
Sal a gosto
recheio
De 4 a 5 cascas de banana cortada em tirinhas
1/2 cebola picada
1/2 dente de alho picado
1/2 pimentão vermelho picado
1 tomate sem pele picado
Sal e pimenta-do-reino + outros temperos a gosto
Salsa e cebolinha picados a gosto
cobertura (“queijo” raiz)
1 xícara (chá) de grão-de-bico cozido (usei o de latinha)
1/2 xícara (chá) de azeite extravirgem
1/4 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de tapioca
1/2 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 pitada de cúrcuma (só pra dar um amarelinho)
Sal a gosto
Modo de fazer
Passe as batatas no espremedor e misture o azeite e o sal. Reserve.
Coloque as cascas de banana em uma tigela e coloque o sal, a pimenta e outros temperos a gosto (a Bruna usou shoyu, limão, louro em pó, alho ralado, salsinha, pimenta caiena). Deixe bastante tempo marinando (pode ser de um dia para o outro) para pegar bem o gostinho. Refogue as cascas com a cebola, o alho e o pimentão. Junte o tomate e refogue até soltar um caldinho (a ideia é que fique "cremoso"). Acrescente a salsa e a cebolinha. Reserve.
Sugestão: vá guardando as cascas de banana num pote dentro do congelador até juntar a quantidade necessária para o recheio (pode espremer um pouco de limão para não escurecer tanto). Tire as cascas do freezer, deixa descongelar e corte em tirinhas. Caso faça no mesmo dia, desconsidere essa parte.
No liquidificador, bata todos os ingredientes da cobertura (“queijo” raiz) até obter um creminho bem lisinho.
Montagem: em um refratário, coloque uma camada do purê de batata, uma camada do recheio e uma última camada do purê. Finalize com o “queijo” raiz e leve ao forno para gratinar.
Rendimento: 2 porções.
Tempo de preparo: 1 hora.