receita

AS CASCAS E TALOS QUE VOCÊ JOGA VIRAM CALDO DE LEGUMES

DIGA NÃO AOS CALDOS INDUSTRIALIZADOS E EVITE DESPERDÍCIOS


Gabriela Hunnicutt | Nov 09, 2018

Se você está mudando a sua alimentação para melhor, isso inclui evitar todos os produtos super industrializados vendidos nos supermercados. Um deles é o caldo de legumes, utilizado para dar sabor e trazer nutrientes a uma série de receitas. A notícia boa é que você pode preparar o seu próprio caldo sem gastar um tostão, utilizando vários ingredientes que você joga fora enquanto cozinha.

Como fazer isso: mantenha um saco plástico no freezer e vá armazenando nele: cascas de cenoura, salsão, pedaços de cebolinha, aparas de cebola, extremidades do alho-poró. Você também pode incluir coisas que comprou a mais e já não estão com o melhor dos aspectos, como cogumelos e pimentão, além de ervas e especiarias como alecrim, tomilho etc. O que não guardar: alimentos que ficam amargos como brócolis, couve-flor e qualquer coisa que tenha começado a apodrecer ou mofar. Eles não trarão um sabor agradável ao seu caldo. 

Como preparar:

Quando o saco estiver cheio, separe 5 xícaras e coloque em uma panela com 9 xícaras de água. Espere ferver em fogo médio e acrescente 1 colher de chá de sal e um pouco de pimenta do reino para dar um toque. Deixe ferver, sem tampar, por aproximadamente 1 hora. Desligue o fogo, coe em uma peneira ou usando um pano de prato limpo e está pronto. Deixe na geladeira por uma semana ou congele para ser usado mais para frente. Volte o saco para o freezer e recomece a juntar suas sobras. Fácil, não?

Uma outra dica na mesma onda do reaproveitamento saudável. Quando cozinhar legumes do vapor, guarde a água que sobra em um recipiente fechado e use para preparar o arroz. Ele ganha um sabor especial e você não perde nenhum nutriente. 

 

Receita baseada no livro 'Thug Kitchen' (Vegano sem Frescura)