CARDÁPIO SAZONAL

OUTUBRO É MÊS DE QUE?

As feiras livres estão floridas de alcachofra!


Eliane Contreras | Oct 07, 2021

A safra de outubro coincide com a primavera, que sorte a nossa! A partir de agora, as flores comestíveis – uma delas é a alcachofra, de sabor adstringente e único – também aparecem nas feiras livres, hortifrutis e supermercados. Aproveite ainda a framboesa, a uva red globe, o chuchu, a chicória e outras frutas e hortaliças que, nesta época do ano, estão mais bonitas e suculentas, além de abundantes. Já sabe né: os alimentos da safra são mais baratos, concentram mais nutrientes e tendem a ser cultivados com menos (ou nenhum) agrotóxico.

ALCACHOFRA

Entre os principais nutrientes dessa flor comestível este o ácido fólico, extremamente importante para grávidas. A alcachofra também concentra antioxidantes e, especialmente, fibras solúveis, que favorecem a digestão e o intestino, além de ajudar no processo de emagrecimento e no controle das taxas de colesterol e de açúcar no sangue. No formato de extrato, a alcachofra pode servir como diurético natural e protetor do fígado. Vários dos seus componentes isolados também são usados como fitoterápico para finalidades diversas. Mas, nesta época do ano, aproveite a alcachofra in natura. Tanto os gomos (ou pétalas) quanto o coração (parte nobre da flor) têm um sabor único e podem fazer parte de vários pratos deliciosos.

FRAMBOESA

Assim como o morango, o mirtilo e a amora, é uma frutinha vermelha com compostos da família dos flavonoides, em particular as antocianinas, substâncias antioxidantes que combatem o estresse oxidativo diminuindo o risco de envelhecimento precoce e de uma série de doenças crônicas, como diabetes. O baixo índice glicêmico da framboesa também ajuda a reduzir o açúcar no sangue e a melhorar a resistência à insulina. Pouco doce, quase azeda, pode ser consumida fresca ou congelada, pura, na forma de suco ou chá, em algumas receitas salgadas e numa infinidade de preparações doces.

UVA RED GLOBE

Bem mais docinha que a framboesa, a uva red globe (uma das espécies de uva mais cultivadas no mundo) é rica em açúcar (frutose), ferro, cálcio e potássio, além de resveratrol, um fitonutriente com efeitos antioxidante e anticancerígeno e bastante benéfico para o coração. A red globe também contém vitaminas A, B e C. Seu cacho é grande, assim como suas bagas com polpa firme e casca de textura lisa e fina e coloração que vai de rosada a vermelha. Costuma ser consumida fresca (é a melhor forma), mas experimente congelar as bagas inteiras (ficam com textura de sorbet). 

CHUCHU

Por causa do sabor delicado, quase neutro, o chuchu perde espaço para muitos legumes, mas não deveria. De fácil digestão, rico em água e fibras e pobre calorias pode ser uma boa alternativa para quem quer emagrecer. Não só isso: um chuchu tem cerca de 15,6 microgramas de vitaminas C (o equivalente a 26% da dose diária recomendada), A e B, além de potássio, cálcio, fósforo, ferro e zinco (7% do valor diário necessário). Como deixar o chuchu saboroso? Justamente por ser quase neutro, ele absorve bem os temperos das receitas (sopas, suflês, refogados, saladas), e ainda tem a vantagem de dar volume acrescentando o mínimo de calorias.

CHICÓRIA

Outro vegetal pouco consumido por causa do sabor, neste caso amargo. Mas, assim como o chuchu, a chicória é muito nutritiva – oferece vitaminas A, B, C e D e minerais como ferro, fósforo e cálcio, além de uma boa dose de inulina, tipo de fibra prebiótica que estimula a produção de bactérias boas no intestino. A inulina ainda reduz a acidez do organismo e ajuda a combater problemas como refluxo, indigestão, azia e previne prisão de ventre. A chicória também tem efeitos medicinais: tem ações depurativa, o que mantém o organismo livre de toxinas, e diurética reduzindo o risco de infecção no trato urinário e pedras nos rins. Cozidas rapidamente, as folhas perdem um pouco o sabor amargo e podem ser usadas em saladas, molhos, recheio de tortas, esfias e pizzas.