nutrição infantil

BENEFÍCIOS DO ABACATE NA SAÚDE DAS CRIANÇAS

Favorecer o intestino é só um dos muitos motivos para a fruta entrar no cardápio desde cedo


LUNA AZEVEDO* | Jul 19, 2021

O abacate tem bastante gordura e, por isso, muitos pais ficam em dúvida sobre o momento adequado de começar a oferecer essa opção de fruta para os filhos. Respondo com muita certeza: ainda na fase de apresentação alimentar, geralmente iniciada após os primeiros 6 meses de vida. De sabor suave, polpa carnuda e macia, é muito bem aceita pelos bebês, além de ser extremamente nutritiva: contém sais minerais, como ferro, cálcio e fósforo, vitaminas A e do complexo B e níveis elevados de compostos fitoquímicos bioativos, entre eles a vitamina E. Esse conjunto de nutrientes faz com que o abacate promova o desenvolvimento saudável das células e dos tecidos.

Foto: Yummy Toddler Food

A fruta pode favorecer a criança ainda na barriga da mãe. Isso porque o folato (vitamina B9), também presente em boa quantidade na polpa, é primordial na redução do risco de deficiências no cérebro, no tubo neural e na coluna vertebral do bebê ainda no período de gestação. A B9 ainda age como um co-fator na produção de serotonina, neurotransmissor associado ao bom humor.

Como se não bastasse, o abacate reúne selênio, luteína, colina e muitos outros compostos importantes para o aperfeiçoamento das conexões entre os neurônios presentes na “rede de atenção dorsal do cérebro”. São nutrientes que melhoram o fluxo sanguíneo favorecendo a concentração e o aprendizado.  Ou seja, existem motivos de sobra para incluir a fruta na alimentação das crianças, que recebem estímulos novos a todo instante. Ah, o abacate também não deixa faltar energia para as brincadeiras e atividades do dia a dia.

Tem mais: os ácidos graxos monoinsaturados (gorduras consideradas boas) ajudam no equilíbrio das taxas de colesterol. Resultados: diminuição do LDL (colesterol ruim), aumento do HDL (colesterol bom) e saúde cardiovascular protegida. Estudos também apontam um menor índice glicêmico nas refeições em que os carboidratos são acompanhados da fruta, além de aumentar a conversão de pró-vitamina A (da cenoura, por exemplo) em vitamina A.  

Como oferecer o abacate? Assim como todos os alimentos: sozinho, sem ser adoçado ou acompanhado de outra fruta, assim é mais fácil saber se a criança apresenta ou não alergia ao abacate. Mesmo depois desse teste, oriento os pais a continuar não misturando muito itens no mesmo prato, pelo menos até que a criança conheça e se habitue aos diferentes sabores, cores e texturas de cada grupo alimentar.

Se ela recusar o abacate (ou qualquer outro alimento) nas primeiras vezes, não desista, afinal a relação com a comida leva tempo para ser construída. Sem forçar, tente oferecer novamente num outro momento, principalmente se a criança estiver constipada. Rico em fibras, o abacate ajuda a regular o trânsito intestinal. 

Passada a fase de apresentação do abacate e confirmada a ausência de alergia, combine a fruta amassada com uma outra – banana nanica, por exemplo –, varie a apresentação. Sugiro reproduzir as receitas a seguir. Geralmente, as crianças amam e viram fã da fruta, maravilhosa! 

RECEITAS

Guacamole e palitos de cenoura

(a partir dos 8 meses, mais de 3 ingredientes juntos)

Ingredientes

1 abacate bem maduro

Suco de 2 limões

1 cebola roxa em cubinhos

1 tomate em cubinhos

1 punhado de coentro (ou salsa) picado

Sal

1 cenoura em palitos (para acompanhar)

Modo de fazer

Amasse o abacate e junte os demais ingredientes. Sirva com a cenoura. 

Rendimento: 2 porções.

Creme de abacate com cacau

(a partir dos 8 meses, mais de 3 ingredientes juntos)

Ingredientes

1/2 abacate bem maduro

 2 colheres (sopa) de cacau em pó sem açúcar

3 tâmaras

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um creme homogêneo. Sirva em seguida.

Rendimento: 2 porções.

Papinha de abacate com banana

(entre 6 e 7 meses, 2 ingredientes juntos)

Ingredientes

2 colheres (sopa) de abacate maduro

1/2 banana nanica

Modo de fazer

Amasse e misture as duas frutas com um garfo. Sirva em seguida.  

Rendimento: 1 porção.