orgânicos

ORGÂNICOS: ALIADOS, ESPECIALMENTE DAS MULHERES

Os defensivos agrícolas podem acarretar alterações hormonais e até câncer de mama 


daniela cyrulin* | Oct 28, 2021

A presença de agrotóxicos na alimentação não faz bem para ninguém, mas o impacto negativo é ainda maior nas mulheres. Isso porque elas têm mais células de gordura, bem onde as toxinas provenientes dos defensivos tendem a ficar acumuladas. A médio e longo prazo, as consequências podem ir desde alterações reprodutivas até câncer de mama (formados por tecido gorduroso, os seios são bastante suscetíveis à “intoxicação” por agrotóxicos). Outros problemas relacionados são fibromialgia e fadiga crônica, além de menstruação e menopausa precoces, já que algumas toxinas pertencem à lista dos disruptores endócrinos, ou seja, são substâncias capazes de alterar o equilíbrio hormonal, diz estudo espanhol.  

Alimentos sem defensivos químicos

Dependendo da região do Brasil, o acesso aos alimentos orgânicos é muito difícil, mas para as mulheres que têm essa opção, aconselho a não pensarem duas vezes para investir nesses aliados. Os alimentos livres de agrotóxicos têm ainda a vantagem de concentrar uma quantidade maior de nutrientes e, consequentemente, podem oferecer mais antioxidantes com ação destoxificante. Aliás, consumir uma quantidade maior de frutas e hortaliças ajuda na eliminação das toxinas.

7 dias de detox

Outra estratégia para limpar o organismo é fazer um programa detox, a cada 6 meses. Ajuda a eliminar as toxinas dos agrotóxicos e aquelas provenientes de outras fontes, como ar e água poluídos, maquiagens, produtos de limpeza, panelas de teflon, utensílios de plástico e alimentos ultraprocessados. O ideal é que o programa dure sete dias, assim dá tempo de as toxinas serem “retiradas” de dentro das células, em seguida, processadas pelo organismo e, finalmente, eliminadas. Nesse período recomendo a retirada dos alimentos com agrotóxicos e dos industrializados; e o aumento de frutas e hortaliças orgânicas – as que dão mais suporte à destoxificação são as crucíferas: brócolis, couve-flor, repolho, acelga, cebola, alho, agrião. Finalizados a semana de detox, sugiro voltar à alimentação normal, mas sempre priorizando os alimentos naturais, frescos e, sempre que possível, orgânicos. Ah, optar por maquiagens naturais e utensílios (copos, recipientes) livres de substâncias nocivas também ajuda a manter o corpo sem tantas toxinas e, consequentemente, mais saudável.