receita

ORA-PRO-NÓBIS: BOA EM PROTEÍNA

COMO INCLUIR ESSA PANC NA SUA ALIMENTAÇÃO


Eliane Contreras | Aug 28, 2019
Foto: @ernani_mesquita

 

De todas as plantas alimentícias não convencionas, as famosas Panc, a ora-pro-nóbis (Pereskia aculeara Mill) é uma das mais conhecidas e estudadas. Você já provou? A folha carnuda tem sabor suave, mas surpreende os pesquisadores pela concentração de proteína – cerca de 3,1 g em 100 g de folhas frescas. “É bastante comparado com outros vegetais”, afirma Valéria Paschoal, co-autora do livro Nutrição Funcional e Sustentabilidade: Alimentando um Mundo Saudável, publicado pelo Centro de Nutrição Funcional Valéria Paschoal.

 Os aminoácidos essenciais responsáveis pela formação da proteína, com exceção da metionina, apresentam níveis mais elevados na ora-pro-nóbis do que a quantidade mínima recomendada pela FAO (Food and Agricultura Organization of the United Nations) para adultos. Ou seja, é uma ótima alternativa para quem retirou a carne do cardápio ou reduziu o consumo e, portanto, precisa complementar a proteína. Mas, antes de colocar a planta no prato, passe rapidamente na água fervente. “É um processo simples, mas bastante importante para melhorar a digestibilidade”, comenta Valéria.  

A ora-pró-nobis ainda tem fibras, vitamina A, cálcio, manganês, zinco e ferro — para potencializar a absorção desse último mineral, é necessária a presença de  vitamina C. Então, anote mais uma dica: consuma a folha junto com alimentos como pimentão, limão e laranja.7  Em algumas regiões do Brasil, como Minas Gerais, ela é muito usada em refogados. Aliás, por lá, não é considerada uma Panc, pois seu  consumo é convencional. Também pode ser acrescentada no preparo de sopas, omeletes, moquecas ou apenas misturada no feijão — a mucilagem da folha ajuda a dar uma engrossadinha no caldo. Tem gente que coloca no suco verde (faça um rodízio com outra folhas) e até na fabricação de cerveja (fica bom, viu). Mas não deixe de experimentar a moqueca de banana da terra com ora-pro-nóbis. 

RECEITA

Foto: @ernani_mesquita

 

MOQUECA DE BANANA DA TERRA COM ORA-PRÓ-NOBIS

Ingredientes

3 bananas da terra cortadas em rodelas

1 dente de alho picado

2 colheres (sopa) de azeite

1/2 limão pequeno

Sal, coentro (ou salsinha), pimenta vermelha a gosto

1/2 cebola picada 

1/2 pimentão verde cortado em tiras

1/2 pimentão amarelo cortado em tiras

3 tomates sem pele 

1 garrafinha (300 ml) de leite de coco (caseiro ou industrializado)

10 folhas de ora-pró-nobis

MODO DE FAZER

Tempere a banana com o alho, 1 fio de azeite, o limão e o sal. Deixe marinar por 30 minutos. Refogue a cebola com o restante do azeite (guarde 1 fio para a finalização). Misture os pimentões e, depois, o tomate e refogue por 2 minutos. Acrescente a banana marinada e o leite de coco. Tampe a panela e deixe cozinhar por 2 minutos. Junte o leite de coco e a ora-pró-nobis. Finalize com o coentro (ou salsinha) e mais 1 fio de azeite.

Rendimento: 4 porções.

Tempo de preparo: 40 minutos.