De todas as plantas alimentícias não convencionas, as famosas Panc, a ora-pro-nóbis (Pereskia aculeara Mill) é uma das mais conhecidas e estudadas. Você já provou? A folha carnuda tem sabor suave, mas surpreende os pesquisadores pela concentração de proteína – cerca de 3,1 g em 100 g de folhas frescas. “É bastante comparado com outros vegetais”, afirma Valéria Paschoal, co-autora do livro Nutrição Funcional e Sustentabilidade: Alimentando um Mundo Saudável, publicado pelo Centro de Nutrição Funcional Valéria Paschoal.
Os aminoácidos essenciais responsáveis pela formação da proteína, com exceção da metionina, apresentam níveis mais elevados na ora-pro-nóbis do que a quantidade mínima recomendada pela FAO (Food and Agricultura Organization of the United Nations) para adultos. Ou seja, é uma ótima alternativa para quem retirou a carne do cardápio ou reduziu o consumo e, portanto, precisa complementar a proteína. Mas, antes de colocar a planta no prato, passe rapidamente na água fervente. “É um processo simples, mas bastante importante para melhorar a digestibilidade”, comenta Valéria.
A ora-pró-nobis ainda tem fibras, vitamina A, cálcio, manganês, zinco e ferro — para potencializar a absorção desse último mineral, é necessária a presença de vitamina C. Então, anote mais uma dica: consuma a folha junto com alimentos como pimentão, limão e laranja.7 Em algumas regiões do Brasil, como Minas Gerais, ela é muito usada em refogados. Aliás, por lá, não é considerada uma Panc, pois seu consumo é convencional. Também pode ser acrescentada no preparo de sopas, omeletes, moquecas ou apenas misturada no feijão — a mucilagem da folha ajuda a dar uma engrossadinha no caldo. Tem gente que coloca no suco verde (faça um rodízio com outra folhas) e até na fabricação de cerveja (fica bom, viu). Mas não deixe de experimentar a moqueca de banana da terra com ora-pro-nóbis.
RECEITA
MOQUECA DE BANANA DA TERRA COM ORA-PRÓ-NOBIS
Ingredientes
3 bananas da terra cortadas em rodelas
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 limão pequeno
Sal, coentro (ou salsinha), pimenta vermelha a gosto
1/2 cebola picada
1/2 pimentão verde cortado em tiras
1/2 pimentão amarelo cortado em tiras
3 tomates sem pele
1 garrafinha (300 ml) de leite de coco (caseiro ou industrializado)
10 folhas de ora-pró-nobis
MODO DE FAZER
Tempere a banana com o alho, 1 fio de azeite, o limão e o sal. Deixe marinar por 30 minutos. Refogue a cebola com o restante do azeite (guarde 1 fio para a finalização). Misture os pimentões e, depois, o tomate e refogue por 2 minutos. Acrescente a banana marinada e o leite de coco. Tampe a panela e deixe cozinhar por 2 minutos. Junte o leite de coco e a ora-pró-nobis. Finalize com o coentro (ou salsinha) e mais 1 fio de azeite.
Rendimento: 4 porções.
Tempo de preparo: 40 minutos.