PLANT BASED

O "PLANT-BASED" É O NOVO VERDE. ENTENDA MAIS A FUNDO QUAIS OS BENEFÍCIOS DESSA DIETA.

COMER SÓ O QUE VEM DA TERRA É A NOVA TENDÊNCIA ALIMENTAR 


Gabriela Hunnicutt | Oct 30, 2018

Muito hoje se fala sobre o PLANT-BASED, mas atenção, não se trata de uma dieta da moda, muito pelo contrário. Para quem o tema ainda não é familiar, plant-based consiste em comer tudo que não tenha cara nem mãe. Ou seja, evitar todos os tipos de carne, até peixe, leite e ovos. Ok, então dá no mesmo que a dieta vegetariana? Não deixa de ser um tipo de vegetarianismo, mas que, além disso é composta por alimentos integrais. O que significa que tudo o que é refinado, como óleo de oliva e pão branco, fica de for a do cardápio. Os adeptos do plant-based também passam longe de alimentos cheios de químicos e ingredientes artificiais.



Veja, com um pouco mais de detalhes, os 6 princípios que regem uma dieta plant-based:

COMA PLANTAS. O MAIS INTACTAS QUE FOR POSSÍVEL

Quando falamos em plantas, isso não quer dizer que, a partir de hoje, você só comerá salada com folhas verdes. Você pode comer legumes, vegetais, grãos e frutas. O mais próximo do estado in natura, melhor. Com essa dieta, o único nutriente que você não encontrará em abundância é a vitamina B12. De resto, todas as calorias, proteínas, vitaminas e minerais serão supridos.

EVITE ALIMENTOS PROCESSADOS

Estamos falando aqui de alimentos como açúcar refinado, farinha branca, óleos extraídos de plantas, entre outros. Aí você se pergunta, mas o azeite não vem da azeitona que, por sua vez, vem da terra? Sim, mas o processo retira dele grande parte de seus nutrientes. Além disso, os óleos são alimentos muito gordos, então uma hora a conta chega na balança. Vale a pena evitar ao máximo.

EVITE ADITIVOS E CONSERVANTES

Simples assim: para que comer alimentos “fake”, cheio de ingredientes artificiais se você pode se alimentar com tudo o que é integral e de verdade? Para pensar.

ELIMINE O LEITE DE VACA

A caseína, proteína encontrada no leite da vaca, é um dos carcinógenos mais potentes já encontrados, de acordo com inúmeros estudos científicos.* Além disso, seu consumo potencializa o surgimento de doenças crônicas, como diabetes e esclerose múltipla. Mas faltará cálcio? Não há nenhum fundamento cientifico que comprove que o consume de leite fortaleça os ossos, muito pelo contrário. A degeneração dos ossos, ao contrário do que se pensa, é muito mais comum em populações que comem muita carne e tomam muito leite.

NADA DE SE PREOCUPAR COM O EXCESSO DE CARBOIDRATOS

Já faz algum tempo que muito se fala na dieta Low Carb e muita gente a segue, acreditando estar cuidando da saúde, mas trata-se de um grande engano. O carboidrato, bastante presente na dieta plant-based, é uma das principais e mais importantes fontes de energia para o nosso corpo. Obviamente que aqui estamos falando do carboidrato bom, aquele que vem do brócolis ou da manga, por exemplo. Se você se empanturrar de bolos e cookies, vai elevar as taxas de açúcar no sangue e, consequentemente, aumentar os índices de insulina = ganho de peso.

E NADE DE SE PREOCUPAR SE VAI FALTAR PROTEÍNA

Esse é um dos principais mitos em relação à dieta plant-based: a falta de proteína. Pois, pelo contrário, os alimentos naturais, que vêm da terra, são repletos de proteínas, garantindo os níveis diários necessários para a nossa saúde.

Para conhecer mais sobre o tema, assista a esse documentário super famoso, "Fork over Knives" (Troque a faca pelo garfo). Ele mostra a investigação feita pelo nutricionista Collin Campbell e o cirurgião Caldwell Esselstyn para descobrir se é possível identificar uma causa comum a todas as doenças degenerativas descobertas nos últimos tempos. Pesquisas extensas e dados vindos dos quatro cantos do mundo, por vários anos mostram que as doenças coronárias, o diabetes, e o câncer podem ser evitadas e mesmo revertidas através de uma alimentação saudável.

Aqui vai o trailer:

Ficou animado ou animada para ser mais um adepto dessa super dieta? Ficamos contentes, porém sugerimos fortemente que você procure o acompanhamento de um nutrólogo ou nutricionista especializado em dietas vegetarianas para que seu cardápio seja feito de forma a suprir todas as suas necessidades nutricionais. A sua saúde e bem estar agradecem.