CARDÁPIO SAZONAL

NOVEMBRO É MÊS DE QUE?

A melancia está na safra. Aproveite até a semente: rende um delicioso snack 


Gabriella Major | Nov 03, 2020

Apesar de o calor ainda acanhado para esta época do ano, a suculenta melancia já chegou com tudo e vale cada fatia. Além de ajudar a hidratar o corpo, é uma fruta rica em minerais (cálcio, fósforo, magnésio e potássio) e fibras, com a vantagem de ter poucas calorias: 30 em 100 gramas. 

Aproveite também as sementes. São fonte de gorduras boas (poli e monoinsaturadas) e antioxidantes, substâncias que auxiliam no controle do colesterol ruim, o LDL, e no combate dos radicais livres. Tem mais: “As sementes são ricas em vitaminas do complexo B, em especial a B3, super importante para a saúde do cérebro, além de melhorar quadros de ansiedade", afirma a nutricionista Andrezza Botelho, de São Paulo.

Atenção: por ser rica em água, a melancia deve ser consumida rapidamente após aberta. “Depois de dois dias, já existe o risco da proliferação de bactérias e fungos na fruta, mesmo quando embalada e mantida na geladeira”, avisa a nutricionista. 

Por sorte, trata-se de uma fruta versátil: é gostosa pura ou na salada, batida no suco ou na forma de mousse, gelatina e sorvete. E pode ser aproveitada de maneira integral: polpa, sementes e casca. Aqui, Andrezza ensina a fazer um snack com as sementes da melancia.  

SNACK DA SEMENTE DE MELANCIA 

Ingredientes

Sementes de melancia 

Sal (opcional)

Modo de fazer

Lave a semente, acrescente o sal (opcional) e leve ao forno médio preaquecido. Deixe assar de 5 a 10 minutos. Acrescente na salada ou consuma como snack nas refeições intermediárias, sempre mastigando muito bem. 

SAFRA COMPLETA 

A safra de novembro vem também acompanhada de frutas doces, como tâmara e banana, e cítricas como acerola e abacaxi, além de verduras e legumes exóticos em algumas partes do país, como o maxixe. Acompanhe a lista completa: 

FRUTAS

Abacate

Abacaxi Pérola

Acerola

Amêndoa

Amora

Avelã 

Banana prata

Caju

Castanha-do-pará 

Coco verde

Maçã nacional fuji

Maçã estrangeira red del

Mamão Havaí

Manga haden

Manga tomy

Melancia 

Melão amarelo

Nectarina nacional 

Nozes

Pera estrangeira packham triumph 

Pera estrangeira rocha 

Pêssego nacional 

Tâmara

LEGUMES

Berinjela comum

Beterraba 

Gengibre

Feijão corado

Maxixe

Pepino japonês

Taquenoco (broto de bambu)

Tomate caqui 

Tomate cereja 

Tomate comum 

Vagem macarrão

VERDURAS

Cenoura

Coentro

Couve bruxelas 

Folha de uva