CARDÁPIO SAZONAL

NOVEMBRO É MÊS DE QUÊ?

Aproveite a safra de nozes, melancia, berinjela e outros itens que vão colorir seu cardápio


Helen Almeida | Nov 04, 2019

Para quem gosta de nozes e avelã, agora é a melhor hora para investir nessas oleaginosas. Elas estão mais baratas, frescas e saborosas (sem risco de estarem oxidadas). No mês de novembro, a natureza também traz frutas suculentas (ótimas para refrescar o calor que está chegando) como nectarina e melancia, além de muitas outras delícias. Pegue a lista e se prepare para as compras.  

FRUTAS 

Abacate Breda/Margarida, abacaxi Pérola, amora, acerola, amêndoa, avelã, banana prata MG, banana prata SP, caju, castanha-do-pará, coco verde, maçã Estrangeira Red Del, mamão Havaí, manga Haden, manga Tommy, melancia, melão Amarelo, nozes, nectarina Nacional, pera Estrangeira Pakham, pera Estrangeira Rocha, pêssego Nacional e tâmara.

LEGUMES

Berinjela comum, berinjela conserva, berinjela japonesa, feijão corado, maxixe, pepino japonês, taquenoco (broto de bambu), tomate caqui, tomate-cereja, tomate comum e vagem macarrão.

VERDURAS

Cenoura com folhas, coentro, couve-de-bruxelas e folha de uva.

COMA NOZES PARA O BEM DO SEU INTESTINO 

Da família das oleaginosas, as nozes são ricas em minerais, vitaminas, fibras, gorduras insaturadas (consideradas saudáveis) e ácidos graxos ômega 3 e 6, além de compostos antioxidantes. Por isso é um alimento que sacia com facilidade, reforça o sistema imunológico e ajuda a combater o envelhecimento precoce. O consumo regular também aumenta o número de bactérias boas do intestino, segundo uma pesquisa da Escola de Medicina de Nova Orleans, dos Estados Unidos. 

Podem ser consumidas puras, trituradas e polvilhadas na salada, no mingau e nas frutas; ou usadas na preparação de receitas doces e salgadas. Porém, o Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pela Universidade de São Paulo em parceria com o Ministério da Saúde, recomenda moderar na dose (consuma quatro nozes por dia, em média), pois, assim como qualquer oleaginosa, elas têm muitas calorias (cerca de 300 em 50 gramas). Imagine então o valor calórico das nozes glaceadas (envoltas em açúcar) – aliás, assim com açúcar, elas entram na categoria de alimentos processados, segundo o Guia Alimentar. 

Vale também ressaltar que, por ser um alimento rico em gordura, oxida com facilidade. Caso sinta aquele sabor ranço característico, evite consumir – nesse estágio, as nozes podem ter efeito contrário: estimular a produção de radicais livres em vez de reduzir. Então, além de esperar a safra para comprar nozes frescas (e mais baratas), armazene-as na geladeira (ou congele para o ano todo), num vidro bem fechado. E coma aos poucos.