MOVIMENTO

MOVIMENTO SER VEGANO É (UM) BARATO

COMPARTILHE SUA RECEITA E DIVULGUE ESSA IDEIA


Redação | Oct 15, 2019

A Veg Mag escolheu o Dia do Consumo Consciente (15/10) para lançar o Movimento Ser Vegano é (um) Barato com o objetivo de desmistificar a ideia de que o veganismo é ´coisa de rico´. Apesar de o Brasil estar se ‘veganizando’ e a ideologia que estimula a preservação de todos os animais (inclusive no nosso prato) crescer cada dia mais no mundo todo, muita gente ainda associa a alimentação vegana a uma alimentação cara e inacessível para a maior parte da população. 

Se o preço dos produtos veganos fosse igual ao dos produtos convencionais, algumas pessoas dizem que comprariam mais deles, segundo uma pesquisa encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Mas dá sim para todos adotarem uma alimentação vegana gastando pouco. E, como nossa missão é ajudar a ampliar o nível de consciência do brasileiro para escolhas alimentares mais saudáveis, vamos mostrar como isso é possível. Claro que não poderíamos fazer isso sozinhos. Então, com o apoio da Solli estamos lançando o Movimento #SerVeganoéBarato

Sacolas saíndo do Solli Mercado Orgânico para serem entregues

 

Além de chefs, instagramers e simpatizantes do veganismo, que vão criar pratos veganos com verduras e legumes frescos doados pela Solli Orgânicos para esta ação, convidamos você, que já acompanha a Veg Mag, e quem está nos conhecendo agora, para também preparar receitas veganas e compartilhar a ideia de que #SerVeganoéBarato. Participar é muito simples. Basta seguir os passos abaixo: 

Passo 1 Prepare sua receita vegana usando apenas ingredientes acessíveis.

Passo 2 Faça uma foto bem linda do prato pronto.

Passo 3 Poste em suas redes sociais a foto e a receita com a hashtag #SerVeganoéBarato contando para todos que topou o desafio da Veg Mag de preparar um prato vegano barato para quebrar o mito.

Passo 4 Se topar nos ajudar a divulgar a revista, use também a hashtag #VegMag

Passo 5 A Veg Mag vai repostar as receitas mais criativas.

Vamos lá?! Todos ganham. O planeta, os animais e a saúde dos brasileiros.

 

DIA MUNDIAL DO CONSUMO CONSCIENTE

Por que lançamos o Movimento #SerVeganoéBarato hoje, no Dia do Consumo Consciente? Acreditamos ser nossa contribuição para fortalecer a data instituída pelo Ministério do Meio Ambiente para chamar a atenção da população para os riscos da produção e do consumo exagerados, inclusive de alimentos. A data é celebrada em todo o Brasil, no dia 15 de outubro, desde 2009. Mas nunca foi tão significativa como nos últimos anos, em que temas como uso integral dos alimentos, redução do consumo de carne e não desperdício se mostram tão urgentes. 

Só para se ter ideia, a população mundial desperdiça 1,3 bilhão de toneladas de alimentos todo ano – comida suficiente para alimentar mais de 2 bilhões de pessoas no planeta, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). São desperdiçados também todos os recursos naturais (água, nutrientes do solo e energia) usados na produção dos alimentos. O Instituto Akatu sugere nove medidas para um consumo mais consciente e uma alimentação saudável e econômica que valem para qualquer linha alimentar, inclusive a vegana.

  1. Planeje bem as compras para adquirir somente o que de fato você vai consumir. Mas varie ao máximo: toda semana experimente um novo prato. É uma maneira de variar o consumo de grãos, verduras, legumes e frutas (estratégia importante especialmente para os veganos). 
  2. Compre produtos da estação produzidos localmente. Além de saborosos, eles são mais baratos e exigem menos transporte, o que  reduz as perdas com manutenção, os gastos de combustível e a poluição.
  3. Verifique o preço e dados importantes contidos no rótulo, como lista de ingredientes e tabela nutricional. Evite as opções muito calóricas ou com grande quantidade de açúcar, sódio, gordura e conservantes. Verifique também a origem, a data de validade e as informações sobre os impactos sociais e ambientais causados pelo produtor ou fabricante. 
  4. Sempre que possível, utilize todas as partes das frutas, verduras e dos legumes, inclusive talos, folhas, casca e sementes.
  5. Caso note partes estragadas nas hortaliças após alguns dias da compra, remova-as. Lave bem o que ainda pode ser usado e faça uma seleta.
  6. Reaproveite as sobras das refeições. Resto de feijão pode virar sopa; arroz e legumes rendem deliciosos bolinhos. Você também pode transformar frutas em smoothies, geleias e recheios para bolo. 
  7. Prepare as verdura e os legumes no vapor. Essa forma de preparo dispensa o uso de óleo e diminui a perda de nutrientes. 
  8. Na hora da compra, evite apertar as frutas e os legumes. Esse tipo de cuidado ajuda a preservar os alimentos por mais tempo.
  9. Prefira os produtos frescos aos industrializados e congelados. Se forem orgânicos (livres de agrotóxicos), melhor ainda.