Levemente adocicado, escuro e encorpado, o teriyaki é um dos molhos mais famosos na culinária oriental. Pode ser usado na preparação de refogados ou acrescentado depois do prato pronto. Também funciona bem para fazer marinada de vegetais, tofu, tempeh ou mesmo carnes. Geralmente, as pessoas compram o teriyaki industrializado, mas você pode fazer em casa uma versão mais natural. É simples e super versátil, já que acrescenta um toque especial em diversas preparações.
Foto: Gabriela Hunnicutt
TERIYAKI CASEIRO
Ingredientes
1/4 de xícara (chá) de gergelim cru
1/2 xícara (chá) de molho de soja (shoyu)
1/2 xícara (chá) de mirin (saquê doce)
1/3 de xícara (chá) de açúcar orgânico (ou açúcar de coco)
1 ¼ de xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de amido de milho
Modo de fazer
Coloque o gergelim em uma frigideira seca e leve em fogo baixo até começar a pipocar. Toste por 2 a 3 minutos (cuidado para não deixar queimar). Retire do fogo e reserve.
Em uma panela, misture o molho de soja, o mirin, o açúcar e a água. Leve ao fogo médio e deixe ferver de 3 a 4 minutos. Dissolva o amido de milho ou araruta com 1 ou 2 colheres (sopa) de água fria e adicione ao molho mexendo sem parar para não empelotar (esse passo é importante para o molho encorpar). Espere esfriar e junte o gergelim tostado, Armazene na geladeira em um pote de vidro com tampa. Dura de 3 a 4 meses.
Rendimento: 1 pote médio de vidro (o equivalente a 2 xícaras de chá).