MINDFUL EATING

MINDFUL EATING: COMO MUDAR SUA RELAÇÃO COM OS ALIMENTOS

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE MANTER A ATENÇÃO PLENA AO COMER


Helen Almeida | Jan 05, 2019

“Como anda a minha relação com os alimentos? Como eu faço minhas refeições? Como preparo a minha mesa? Que sentidos eu uso para explorar meus alimentos? Eu sinto o cheiro, a textura, observo as cores? Olho com carinho e gratidão para minhas refeições? Alimento com atenção plena? Sinto amor ao preparar meu alimento?”

Responder a esses questionamentos pode ser, de acordo com a nutricionista e coach em Mindful Eating, Panmella Cardinalli, o pontapé inicial para se promover uma mudança na alimentação e na forma de lidar com os alimentos que são consumidos. Essa forma de mudar essa relação com a comida é chamada de Mindful Eating (atenção plena ao comer), e quer dizer se alimentar utilizando de todos os sentidos, notando as respostas físicas e emocionais ao ato de comer. Em resumo, é estar consciente do momento presente durante a refeição.

De acordo com a coach, o Mindfulness (atenção plena) é a base dos programas de Mindful Eating: “Ao estarmos atentos enquanto nos alimentamos, somos capazes de perceber que não comemos somente nutrientes. O alimento carrega também histórias e estórias, lembranças, aconchego e muitas vidas para ele chegar até a nossa mesa. Através da atenção plena, podemos vivenciar integralmente o alimento usando todos os sentidos para preparar e apreciar as refeições. Além de nos tornarmos aptos a escutar e respeitar nossa sabedoria interior que nos permite guiar as decisões de começar e parar de comer”.

Panmella conta que quando se está presente e respeitando o momento em que se entra em contato com o alimento, é possível reconhecer os sinais que o corpo dá quanto a própria alimentação. A exploração do momento das refeições deve se assemelhar a uma criança quando começa a descobrir o mundo. Dessa forma, desperta-se a conexão com as próprias necessidades e com alimento, além de possibilitar ouvir os sinais do corpo e ser capaz de usar o verbo nutrir na sua integralidade.

“Para mim o verbo nutrir se resume em: sentir o prazer de preparar uma refeição, de respeitar seu corpo e sua sabedoria interior, de sentar-se à mesa, de recordar momentos, de partilhar, de sentir o cheirinho do seu alimento, de vivenciar cada gosto, de se amar e amar a sua comida”

Qualquer pessoa que deseje mudar sua relação com os alimentos, pode aderir ao Mindful Eating. A prática oferece diversos benefícios, como melhora em quadros de compulsão alimentar e no comer emocional, além de auxiliar em tratamentos para obesidade.

“Podemos iniciar sentando confortavelmente e fazendo algumas respirações profundas. Depois usar todos os sentidos para explorar os alimentos (de forma curiosa, gentil e sem julgamentos). Ouvir os sinais de fome e saciedade para saber a hora de começar e a hora de parar de comer”

Abaixo, é possível conferir alguns passos simples, mas que podem fazer toda a diferença no ato de se alimentar. 

 

Fonte: Panmella Cardinalli, nutricionista e coach em Mindful Eating/ Hospital Albert Einstein