Fim do verão, quase outono e as hortaliças, especialmente as folhas mais delicadas, como alface e rúcula, estão voltando vistosas para as bancas da feira, hortifrútis e cestas orgânicas. As opções de frutas continuam variadas – alguns tipos saíram de cena, mas entraram outros, como o maracujá, a seriguela e uma dúzia de outras delícias no auge do sabor (confira abaixo a lista “o que mais tem na safra do mês'').
Maracujá azedo
Apesar da fama de calmante, o maracujá reúne principalmente vitaminas de ação antioxidante, o que dá à fruta o poder de reforçar as nossas defesas, reduzir sinais de envelhecimento precoce, diminuir inflamações e melhorar o sono. O consumo da polpa também favorece a digestão. E as propriedades calmantes? Estão presentes nas folhas, que podem ser transformadas em chá. Até a casca do maracujá pode ser consumida – lave, desidrate no sol e triture até virar um pó. Misture no suco ou polvilhe na comida para acrescentar uma boa dose de fibras.
Seriguela
Bastante comum na região nordeste, essa frutinha suculenta e aromática é rica em vitamina C e fibras – ou seja, trata-se de uma aliada do intestino (previne constipação e hemorróidas). A seriguela também facilita a perda de peso e controla a glicemia (níveis de açúcar) no sangue, além de reduzir o colesterol ruim diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Graças à vitamina C, a fruta ainda favorece a absorção de ferro, a biossíntese do colágeno e a cicatrização da pele. A polpa pode ser transformada em suco, geleia e sorvete.
Batata-doce amarela
A polpa é mais seca que a da batata-doce roxa e da batata-doce branca, porém, mais intensa no sabor adocicado. Já as propriedades nutricionais são quase as mesmas: oferece vitaminas A, C e do complexo B, além de ser fonte de carboidrato complexo –acompanhado de fibras, demora mais para ser absorvido, evitando picos de insulina, além de garantir energia por mais tempo, o que torna a batata-doce um alimento aliado de quem faz exercício ou precisa controlar o açúcar no sangue.
Rúcula
Apreciada pelo aroma acentuado e sabor picante, capaz de estimular o apetite, a rúcula destaca-se entre as hortaliças pela sua quantidade de ferro, cálcio e vitamina C. Pertencente à família das brássicas, a mesma da couve, couve-flor, repolho e brócolis, ainda contém substâncias importantes para o sistema imunológico e a saúde em geral. Pode fazer parte do mix de folhas na salada ou no suco detox, servir de recheio de tortas e sanduíches ou, ainda, usada em molhos ou pesto.
Banana-maçã
De todas as bananas, a maçã é a que tem a casca mais fina, sabor adstringente, polpa suave e digestão fácil, recomendada especialmente para crianças e bebês. Outros bons motivos para ser oferecida aos pequenos: ajuda a controlar a diarreia e melhorar o sono, além de ser um alimento energético. Os minerais (potássio, ferro e fósforo) e vitaminas (A, B1, B2, B6, C, D e E) presentes na fruta também favorecem a musculatura e os níveis do colesterol, protegendo o coração. Curiosidade: o aroma lembra o da maçã – daí o nome banana-maçã.
O QUE MAIS TEM NA SAFRA DO MÊS?
Acompanhe a lista de legumes, verduras e frutas que estão na melhor época do ano
LEGUMES
Abóbora d'água
Abóbora japonesa
Abóbora paulista
Abóbora seca
Batata doce amarela
Batata doce rosada
Batata doce roxa
Berinjela japonesa
Chuchu
Nigagori
Pepino caipira
Pimenta vermelha
Quiabo
Alho estr. argentino
Cebola roxa
VERDURAS
Acelga
Alface americana
Alface crespa
Alface lisa
Almeirão
Catalonha
Cebolinha
Chicória
Coentro
Escarola
Gengibre com folhas
Moiashi
Nabo
Rabanete
Radicchio
Repolho verde
Repolho roxo
Rúcula
Salsa
Salsão
FRUTAS
Abacate fortuna/quintal
Abiu
Acerola
Ameixa estrangeira
Banana maçã
Banana nanica
Caqui
Carambola
Coco seco
Figo
Goiaba
Laranja pera
Maçã nacional gala
Maracujá azedo
Nectarina estrangeira
Pera nacional
Pera estr. willians
Pitaia
Quincam
Seriguela
Tangerina cravo
Uva estr. red globe
Uva estr. thompson
foto rúcula: @sitiokm75