CARDÁPIO SAZONAL

MARÇO É MÊS DE QUE?

Berinjela: desfrute!


Gabriella Major | Mar 03, 2021

Sabia que a berinjela é uma fruta usada como legume? São duas as espécies mais conhecidas aqui no Brasil: comum e japonesa. Embora encontradas praticamente o ano todo, ambas estão no auge agora, no mês de março.

O formato, a textura e o sabor são diferentes. A berinjela comum é oblonga, tem casca roxa escura ou negra, gosto levemente amargo e sua textura macia funciona bem na maioria das receitas. Pode ser cozida no vapor, grelhada, assada ou frita. Segredo para amenizar o amargor: cortar e salgar antes do preparo. Mais alongada, adocicada e polpa cremosa com poucas sementes, a japonesa fica melhor assada inteira.  

O valor nutricional é bem próximo: ambas são fonte de vitaminas (B6 e K) e magnésio, têm poucas calorias e muitas fibras – dependendo do preparo, a berinjela funciona como uma aliada na perda de peso, além de favorecer a microbiota intestinal e, consequentemente, o sistema imunológico. “O pigmento roxo da casca ainda garante flavonoides e antocianinas, compostos com ação antioxidante e, por isso, capazes de reduzir os radicais livres, melhorar o funcionamento do metabolismo e ajudar no controle da glicemia e do colesterol”, explica a nutricionista Camila Rizzaro, de São Paulo.

Dica da nutricionista: escolha uma berinjela de casca lisa e sem perfurações (os furinhos indicam a presença de larvas). “Se existir qualquer bichinho na polpa, o ideal é descartar a berinjela toda e não apenas a parte afetada, já que existe o risco de permanecerem dejetos, como saliva, fezes e ovos da larva, oferecendo o risco de doenças.”

O que mais tem na safra de março? Confira a lista completa:

Frutas 

Abacate fortuna

Abacaxi Pérola

Acerola

Banana Maçã

Banana Nanica

Caqui

Kiwi Nacional

Mangostão

Maracujá azedo

Pera William

Tangerina Cravo

Uva Estr. Red Globe 

Uva Estr. Thompson

Legumes

Abóbora Japonesa

Abóbora Moranga

Abóbora Seca

Abobrinha Brasileira

Batata Doce Rosada

Berinjela Comum

Berinjela Japonesa 

Cará

Chuchu

Inhame

Nigagori

Pepino Comum

Pimenta Vermelha

Quiabo

Verduras

Acelga

Alho Poró

Almeirão 

Aspargos

Catalonha

Cebolinha

Chicória

Coentro

Erva doce

Escarola

Espinafre

Gengibre 

Hortelã

Mostarda

Nabo

Rabanete Radicchio 

Repolho Verde 

Repolho Roxo 

Rúcula Salsa 

Salsão