Amamentação

MÃES VEGETARIANAS E OS CUIDADOS COM A AMAMENTAÇÃO

NÃO PRECISA COMER CARNE PARA AMAMENTAR CORRETAMENTE


Renata Losso | Aug 18, 2018

A OMS preconiza a amamentação exclusiva até os seis meses de idade, mas desde o nascimento do filho muitas dúvidas surgem para mães vegetarianas: “Preciso de suplementação de algum nutriente ou vitamina?” e “Quais os alimentos devo consumir para proporcionar o aleitamento ideal para o meu filho?” são algumas das questões que fazem parte da busca pela melhor alimentação para o bebê.

Essa preocupação não é à toa: o leite materno é o alimento mais completo para o bebê e, segundo Roberto Issler, membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), protege-o de doenças infecciosas como pneumonia, diarreia e otite e favorece o vínculo entre mãe e filho. Isso sem contar os benefícios também para a mãe, já que aquelas que amamentam correm menor risco de desenvolver câncer de mama e diabetes tipo 2. A amamentação, portanto, oferece segurança para o desenvolvimento do bebê e previne a mãe de problemas futuros. Mas isso se, de acordo com o especialista, uma alimentação “variada, colorida, com produtos frescos e saudáveis” for mantida.

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A importância de uma alimentação correta nesta fase, além da saúde da mãe, está ligada também à necessidade de prover ao bebê todos os nutrientes que ele precisa. No entanto, não quer dizer que uma mãe vegetariana deva comer carne para supri-lo com proteína ou ferro, por exemplo, como muitos ainda acreditam. O principal é ter uma dieta equilibrada e, segundo Issler, rica em todos os nutrientes essenciais, fornecendo um valor calórico de no mínimo 1800 kcal por dia.

Para garantir ao bebê todos os nutrientes que ele precisa, podemos começar pela proteína vegetal: uma dieta que inclua grãos integrais como trigo, centeio ou arroz é necessária. Além disso, cereais fortificados com os próprios ferro e zinco também entram para a lista de necessidades, mas a maior atenção vai para a suplementação de B12 [hyperlink: texto sobre suplementação], que pode ser necessária principalmente pela falta de consumo de produtos de origem vegetal – não que uma pessoa onívora também não possa sofrer do mesmo mal. Por essas e outras razões é indicado fazer a dosagem da vitamina com acompanhamento médico para descobrir a real necessidade de suplementos.

Além desses cuidados primários, o especialista indica o consumo adequado de alguns micronutrientes como: tiamina, riboflavina (também chamada de B2), vitaminas A, B6 e selênio. Confira abaixo as principais fontes desses nutrientes:

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Vale ressaltar que, independentemente das escolhas alimentares de cada um, os cuidados a serem tomados com a nutrição é sempre imprescindível para manter a saúde em dia. No fim das contas, os cuidados com a alimentação de uma mãe vegetariana não se diferenciam em tanto dos cuidados que uma mãe onívora precisa ter à respeito do bebê que acabou de nascer. Dar a devida atenção para a alimentação deve ser, afinal, uma constante em nossas vidas.