Transição entre o inverno e o verão, a primavera geralmente começa no dia 22/09 e termina no dia 21 de dezembro. Sua chegada se deve a um fenômeno astronômico chamado Equinócio, quando a luz solar incide da mesma maneira sobre os hemisférios norte e sul, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração.
A primavera também muda o clima, que passa a ficar mais quente. “É o momento de plantar sementes. Elas receberão a luz perfeita do sol para que germinem em abundância”, sugere a chef e terapeuta natural Rachel Lopes, autora do site Cozinha do Jardim. Mas são as flores que mais chamam a atenção: nesta época do ano, elas explodem nos mais variados formatos, perfumes, cores e sabores. Sim, sabores. Afinal, brócolis e couve-flor são flores, mas existem muitas outras.
FOTO: FLOR FADA AZUL
Aqui mesmo já publicamos matéria dedicada às inúmeras flores comestíveis, muitas delas consideradas PANC (plantas alimentícias não convencionais), como capuchinha, lanterna japonesa, begônia vermelha, tumbérgia lilás e amor perfeito. Mas, desta vez, vamos dar destaque para a fada azul. Sobre essa flor talvez você ainda não tenha ouvido falar ou não saiba que pode ser consumida.
Nativa do sudeste asiático e da Índia, e muito cultivada na Tailândia, a fada azul se adaptou muito bem em partes da Europa, América Central e América do Sul. De nomenclatura botânica Clitoria ternatea, é capaz de empoderar pessoas reprimidas sexualmente ou que precisam vencer a timidez, segundo Rachel. Também conhecida pelos nomes ervilha-borboleta, sea pea (ervilha do oceano), cunhã azul, rainha azul, ismênia e palheteira, é geralmente comercializada na versão desidratada para ser usada como corante natural.
Acrescentada na água quente, a flor libera seu pigmento azul vibrante e rico em antocianinas (antioxidantes pertencentes a um grupo de flavonóides). Se for adicionado gotas de limão, outra magia acontece: o líquido muda para um lilás profundo. Você pode usar a mistura para drinques, chás e no preparo de receitas salgadas (que tal uma tapioca azul?) e doces. No site Cozinha do Jardim, Rachel sugere a Torta de Clitória.
Cultive em casa
As sementes da fada azul são de fácil plantio, mas o crescimento da planta depende da incidência de luz solar e de área que ela possa encostar e subir. Trata-se de uma trepadeira delicada e ornamental. Onde encontrar? Pioneiro no cultivo da planta no Brasil, o casal Rodrigo e Dines Reckziegel criou o site e e-commerce Flor Fada Azul para a venda de sementes, mudas e a flor desidratada.