DESPERDÍCIO ZERO

LARANJA: COMA ATÉ O BAGAÇO

TIRANDO AS SEMENTES, TODAS AS PARTES SÃO COMESTÍVEIS E SUPERBENÉFICAS


Eliane Contreras | Jul 10, 2019

Qual parte da laranja você consome? A maioria das pessoas aproveita apenas a polpa (chupa ou transforma em suco) e joga no lixo todo o resto — ou seja, quase 50% da fruta. Mas tudo pode (e deve) ser usado: polpa, bagaço e casca (no caso da laranja orgânica). Aliás, a parte branca é nobre e tem até nome, albedo. “Cheio de fibras insolúveis e solúveis, o albedo favorece bastante o funcionamento do intestino. E, por agir como um laxante de volume, ele ainda ajuda a proteger o cólon diminuindo o tempo de exposição a substâncias tóxicas e cancerígenas”, afirma a nutricionista Renata Farrielo, da Kea Clinic, em São Paulo.

Antes disso, ainda no estômago, o bagaço é transformado em uma espécie de gel com o poder de amenizar a fome (ótimo para quem não se satisfaz com pouco) e contribuir para manter o colesterol e a glicemia sob controle. “As fibras do bagaço lentificam a digestão e, com isso, reduzem a velocidade com que a glicose é absorvida, o que evita o risco do organismo acumular gordura ou desenvolver diabetes”, complementa Renata. Já a concentração de ferro, cálcio, magnésio e zinco nessa parte da fruta supera a do sumo, segundo um estudo da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (SP). Não é só isso. A parte branca tem hesperidina, antioxidante capaz de reforçar as defesas do nosso organismo. Por isso, o ideal é comer a laranja e não só chupar ou extrair o sumo. Assim, você associa todos esses benefícios à vitamina C e aos variados fitoquímicos com ação antioxidante presentes na polpa. 

Uma outra maneira de aproveitar o bagaço é deixar secar e, depois, triturar até virar uma farinha. A farinha de cítricos não está disponível no mercado, mas pode em breve ser mais uma opção na alimentação funcional para ser usada no preparo de bolos, biscoitos, panquecas e outras receitas culinárias. E, se optar pela versão orgânica da fruta, seque também a casca, rica em fitoquímicos com ação anti-inflamatória. Transforme em chá ou use as raspas sobre a salada, legumes assados e sobremesas (mousse, sorvete). Vai deixar tudo mais nutritivo e saboroso.

APROVEITAMENTO TOTAL NA INDÚSTRIA

No Brasil, cerca de 80% da produção de laranja é destinada à extração e produção de suco industrializado. O bagaço é descartado. Só para imaginar o tamanho do desperdício: a produção anual da fruta no nosso país gira em torno de 19 milhões de toneladas por ano (mais de 30% da produção mundial) e 50% dela vai para o lixo. Mas já existem alguns projetos de aproveitamento total da fruta. A pesquisadora Amanda Ruviaro, do Laboratório de Bioprocessos da FEA (Faculdade de Engenharia de Alimentos)/Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), estuda a possibilidade de transformar o bagaço da laranja em uma bioimassa rica em ferro, cálcio, magnésio e zinco para ser usada na indústria de alimentos.

O projeto da pesquisadora faz parte do Recycling, conceito de zero resíduo reaproveitando tudo o que se gera na indústria. “O Recycling começou na Europa e está chegando no Brasil — algumas indústrias, não só alimentícias como as de bens de consumo, estão incorporando a ideia”, comentou Amanda no site da Unicamp. Segundo a pesquisadora, os extratos de resíduos cítricos seriam uma nova alternativa para o mercado nacional. E os fitoquímicos da laranja, como a hesperidina, poderiam ser incorporados não apenas na forma de farinhas, mas em produtos com efeito nutracêutico (produtos que combatem deficiências nutricionais no nosso organismo). Opa, esse é o tipo de notícia que a gente gosta.