CARDÁPIO SAZONAL

JUNHO É MÊS DO QUE?

Chegou a melhor época de milho, cará e outras maravilhas ricas em sabor e nutrientes


Redação | Jun 02, 2021

As opções de frutas ficam mais enxutas no outono/inverno, mesmo assim, a natureza nos reserva surpresas como a laranja baía, que fica ainda mais doce e suculenta nessa época do ano. Não deixe de aproveitar também os brócolis ninja, o cará, o jiló (ótimo para treinar nosso paladar a gostar do sabor amargo), a amêndoa e o milho verde (sem ele, o arraiá junino não tem a mesma graça). Antes, conheça um pouco das propriedades nutricionais de cada um desses alimentos e, abaixo, confira a lista completa da safra.

AMÊNDOA

Como toda oleaginosa, a amêndoa é rica em gordura boa, mas é a que tem mais vitamina E (substância altamente antioxidante), além de ômega-3, vitaminas do complexo B, fósforo, magnésio, fibras e proteína. Pode ser incluída na alimentação de diferentes maneiras (crua, assada, pura ou em receitas) – uma pequena porção é suficiente para garantir energia e oferecer uma série de outros benefícios ao organismo.

BRÓCOLIS NINJA

A diferença entre o tipo ninja e o comum está apenas na aparência. Os benefícios são praticamente os mesmos, e não são poucos. Só para citar alguns: sacia, melhora o sistema digestório e combate o envelhecimento precoce, mas o efeito anticancerígeno, talvez, seja o mais importante. Isso é possível graças a três nutrientes: isotiocianato, sulforafano e mirosinase. São substâncias anti-inflamatórias, o que significa que também previnem outros tipos de doenças. Pode ser consumido refogado, assado ou cozido (no vapor, de preferência) ou, ainda, transformado em cremes e sopas.  

CARÁ

Assim como o inhame, seu primo-irmão, o cará é fonte de carboidrato complexo, mas tem até seis vezes mais fibras e, por isso, fornece energia sem provocar picos de glicose e insulina no sangue, além de regular a absorção de açúcar e colesterol. Outros nutrientes importantes: potássio, fósforo e proteína. Pode ser consumido cozido ou assado ou, ainda, usado em pães, massas, bolos.

JILÓ

Por causa do sabor amargo, o jiló tem poucos fãs, mas suas propriedades nutricionais são bem importantes. Composto por 90% de água e uma boa dose de fibras, sacia com facilidade. É fonte de vitamina B1 (necessária para o funcionamento adequado do coração) e de outros dois aliados das funções cardíacas: potássio (atua na pressão sanguínea) e antioxidantes da família dos flavonoides (protegem os vasos sanguíneos). O jiló também é rico em ferro. Como consumir? Assado, cozido ou refogado.

MILHO VERDE

As fibras solúveis e insolúveis do milho, assim como seus antioxidantes, são bons aliados da saúde do coração. As fibras têm ação nos níveis do colesterol e os antioxidantes, além de anti-inflamatórios, evitam o acúmulo de gordura nas artérias. Vários outros nutrientes importantes estão presentes na composição do milho, entre eles: carboidrato, proteína, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e vitamina A. Consuma o milho cozido, sozinho ou em bolos, tortas, panquecas.

LARANJA BAÍA

Suculenta, adocicada e de cor amarelo-gema, é uma das frutas cítricas mais populares e, entre as laranjas, a que concentra mais vitamina C, substância com alto potencial antioxidante e, consequentemente, capaz de prevenir doenças infecciosas e evitar o envelhecimento precoce. A laranja baía ainda contém ferro, fósforo e cálcio. Hidrata e repõe energia rapidamente. Consumida após as refeições, ajuda na digestão. Também costuma ser usada em sucos, saladas e outras receitas.

SAFRA COMPLETA 

FRUTAS 

Abiu

Ameixa Estrangeira

Amêndoa 

Atemoia 

Banana prata 

Carambola

Cidra

Laranja Baía

Maracujá Doce

Pera Estrangeira Willians

Pinha

Quincam 

Rambutan

Tangerina Pokan

LEGUMES

Abóbora Paulista 

Abóbora Seca

Batata Doce Branca 

Batata Doce Rosada 

Batata Doce Roxa

Cará

Ervilha Comum

Gengibre 

Inhame 

Jiló

Mandioca 

Mandioquinha

Tomate Caqui

VERDURAS

Almeirão

Brócolis Ninja

Catalonha

Milho verde

DIVERSOS 

Amendoim com casca

Canjica 

Cebola Estrangeira Argentina