CARDÁPIO SAZONAL

JULHO É MÊS DE QUE?

Pêssego, coco seco, vagem manteiga, pupunha e aspargo são alguns dos itens da safra que começa agora


Redação | Jul 06, 2021

Respeitar a sazonalidade das frutas e dos vegetais, você sabe, resulta em economia no bolso e mais sabor e nutrientes no prato, além de alimentos cultivados com menos agrotóxicos (no caso de cultivos com defensivos agrícolas). Aqui você encontra as propriedades nutricionais e benefícios de cinco alimentos que estão na safra de julho, mas tem várias outras opções (confira a lista completa, abaixo) que você vai encontrar com frequência, nos próximos meses, nas feiras e supermercados.

Pêssego espanhol 

A colheita do pêssego tipo espanhol tem início em julho, segundo tabela oficial do Ceagesp, e, portanto, ele pode ser encontrado nas feiras livres e supermercados a partir de agora. No auge da maturação, é uma fruta especialmente macia e suculenta. Com uma boa quantidade de fibras, tanto na polpa quanto na casca, favorece o funcionamento do intestino, além de dar saciedade. Também tem vitaminas A e C, antioxidantes e betacaroteno - substâncias importantes para  imunidade e que ajudam a proteger a pele dos danos provocados pelo sol.

Coco seco

A polpa do coco maduro é rica em fibras e gorduras boas e, por isso, sacia com facilidade e por tempo prolongado (a fome demora mais para voltar a dar sinal). Já a presença de vitaminas C e do complexo B garante poder antioxidante – ou seja, é um fruto que ajuda a combater o excesso de radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças degenerativas.

Vagem manteiga 

Leguminosa da família do feijão, a vagem manteiga é rica especialmente em vitamina K, potássio, magnésio, fibras e antioxidantes que, juntos, contribuem para a manutenção da saúde como um todo. Outra vantagem é acrescentar poucas calorias (23 em 100 g) às refeições. Pode ser consumida cozida, refogada ou assada com um pouco de azeite e sal.  

Pupunha 

Extraído da palmeira pupunheira, a pupunha é um tipo de palmito de sabor suave, idêntico ao do tradicional. Na culinária vegana, é um alimento que costuma ser usado em diferentes receitas – no estrogonofe e na moqueca, por exemplo, substitui a carne e o peixe, respectivamente. Atenção na hora da compra: escolha apenas a pupunha de cultivo e manejo sustentáveis. Também é importante verificar a cor (quanto mais branco melhor) e a embalagem (recuse pacotes rasgados ou amassados). 

Aspargo

Agora é o momento de encontrar o aspargo verdinho, in natura – muito mais saboroso que a versão em conserva, geralmente carregada de sódio. Mesmo na safra, infelizmente, o preço não é muito acessível, portanto, se você encontrar uma oferta, não deixe escapar. Além do sabor único e especial, é um alimento rico em substâncias boas para o sistema imunológico, especialmente zinco, selênio e vitaminas A e E. Tem ainda efeitos anti-inflamatório e diurético, ou seja, favorece bem os processos de desintoxicação do organismo.