A mexerica é destaque entre as frutas cítricas da safra de julho, que ainda vem acompanhada de outras delícias adocicadas (nectarina, graviola, carambola), além de legumes que rendem sopas e outras preparações quentinhas para o inverno (confira esta receita publicada aqui no site).
Você sabia: priorizar as frutas e hortaliças da safra é uma maneira de trazer mais nutrientes para o prato e mais economia para o bolso, já que o clima é propício para o cultivo. Outra vantagem é o uso reduzido de agrotóxico, o que é ótimo para que não tem acesso fácil aos orgânicos.
Agora separe a ecobag e prepare sua lista. Aproveite também a receita do chá de casca de mexerica (no fim da lista) que, além de proporcionar o uso integral da fruta evitando desperdício, é aromático, relaxante e rico em antioxidantes.
FRUTAS
Abacate avocado
Abiu (fruta nativa da Amazônia Central e da Mata Atlântica costeira entre Pernambuco e Rio de Janeiro)
Ameixa estrangeira americana
Atemoia
Carambola
Cidra
Framboesa
Graviola
Laranja baia
Laranja lima
Lima da pérsia
Mexerica
Nectarina estrangeira espanhola
Quincam
Tangerina poncã
LEGUMES
Abóbora moranga
Abóbora paulista
Batata-doce amarela
Batata doce rosada
Batata yacon
Cará
Ervilha comum
Mandioca
Mandioquinha
VERDURAS
Brócolis ninja
Brócolis ramoso
Espinafre
CHÁ DE CASCA DE MEXERICA
A mexerica, também conhecida como tangerina, bergamota e laranja-cravo, é uma excelente fonte de vitamina C e, por isso, ajuda na manutenção e no aumento da imunidade. A casca reúne ainda vitaminas A, B1, B2, cálcio e fósforo. Por isso, reserve essa parte da fruta para fazer este chá.
Ingredientes
500 ml de água
Casca de 3 mexericas
Modo de fazer
Leve a água ao fogo. Assim que levantar fervura, desligue e acrescente as cascas. Abafe e deixe em infusão por alguns minutos. Coe e beba em seguida.
Rendimento: 2 xícaras.