CARDÁPIO SAZONAL

JANEIRO É MÊS DE QUE?

Quiabo, abobrinha brasileira e palmito pupunha estão entre os destaques da safra 


Redação | Jan 10, 2022

Se você vai à feira e passa reto pelo quiabo, talvez mude de ideia assim que preparar receita indiana que separamos aqui – o vegetal fica sequinho e muito saboroso. A abobrinha brasileira e a pupunha também rendem preparações rápidas e incríveis e, assim como o quiabo, estão na safra – ou seja, se encontram no auge do sabor, com preço bem acessível. Confira outros alimentos da lista de janeiro. 

Quiabo

É aquele tipo de alimento que você ama ou odeia, mas antes de definir seu sentimento pelo quiabo, tente prepará-lo do jeito certo: o segredo é lavar e secar ele inteiro (nunca lave depois de cortar) e só então inicie a receita. Fica crocante e sequinho, sem a baba. Evite os que estão manchados e escolha aqueles menores, com a casca firme. 

O quiabo é rico em fibras. Também tem magnésio, manganês, fósforo e zinco, além de vitaminas A, B1 e C. 

Quiabo à moda indiana

Ingredientes

10 quiabos inteiros
1 colher (café) de canela
1/2 colher (café) de curry
1 pitada de cominho em pó
1 pitada de açúcar demerara
Sal a gosto
1 fio de azeite

Modo de fazer

Lave os quiabos, seque bem com papel-toalha, retire o cabo e reserve. Em uma frigideira antiaderente, coloque todos os temperos e deixe aquecer para soltar os aromas. Assim que começar a formar uma leve fumaça, acrescente o quiabo e o azeite. Refogue por 1 minuto salteando de duas a três vezes para os temperos envolverem o quiabo, que deve ficar levemente macio, porém crocante. Sirva em seguida. 

Rendimento: 2 porções. 

Limão-taiti

De origem tropical, o limão-taiti é uma fruta cítrica de sabor azedo e riquíssima em vitamina C – altamente antioxidante. Também tem propriedades antibactericida, anti-inflamatória e antiviral, além de ajudar na digestão. Oferece ainda potássio, cálcio, fósforo, sódio e ferro.

Na culinária, o limão-taiti é considerado um ingrediente coringa, já que o sumo e as raspas da casca podem ser usados em receitas doces e salgadas – o que sobra (casca e bagaço) você pode transformar em desinfetante natural (receita aqui). 

Pera estrangeira danjou

Suculenta, a pera é uma fruta que ajuda a manter o organismo hidratado, além de contribuir com nutrientes capazes de reparar os tecidos celulares e melhorar o sistema imunológico. 

É de fácil digestão e bastante versátil – pode ser consumida in natura ou cozida, em receitas doces e salgadas (experimente colocar fatias da fruta na salada, fica uma combinação refrescante e  deliciosa). 

Abobrinha brasileira

Um pouco mais encorpada que a italiana, a abobrinha brasileira é rica em vitaminas A e do complexo B, também tem um pouco de vitamina C e folato (importante para a formação celular), além de potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio. Apresenta uma boa dose de fibras e uma quantidade generosa de água, saciando com facilidade. 

Não existe limite nas preparações culinárias – a abobrinha pode ser usada crua, cozida ou refogada, com diferentes tipos de temperos. Fica ótima recheada ou como recheio de torta, panqueca e pizza, ralada na salada ou transformada em sopa ou bolo. 

Palmito pupunha

De cultivo sustentável, sabor suave e textura mais macia que o palmito tradicional, a pupunha é um vegetal com teor de gordura notavelmente baixo, mas com diversos minerais essenciais ao nosso organismo como potássio, ferro, cobre, fósforo e zinco.

Assim como a abobrinha, é um alimento bastante versátil. A pupunha pode ser consumida assada, grelhada, cozida ou refogada, em pratos quentes ou frios. Experimente substituir o peixe da moqueca pela pupunha – fica ótimo!

SAFRA COMPLETA

Acompanhe a lista de legumes, verduras e frutas que estão na melhor época do ano

LEGUMES

Abóbora japonesa

Abóbora seca

Abobrinha brasileira

Batata doce amarela

Batata doce rosada

Beterraba

Pepino comum

Pimenta cambuci

Pimenta verde americana

Pimenta vermelha

Pimentão verde

Quiabo

Tomate caqui

Tomate cereja

Tomate débora

Tomate italiano

Alho estrang argentino

Cebola estrang espanhola

Cebola nacional

Cebola roxa

VERDURAS

Alface americana

Alface crespa 

Alface lisa

Chicória

Cogumelo shitake

Gengibre com folhas

Hortelã

Moiashi

Nabo

Palmito pupunha

Rabanete

Radicchio

Repolho roxo

Rúcula

Salsa

FRUTAS

Abacate Fucks/Geada

Abacaxi Havaí

Abiu

Acerola

Banana maçã

Banana nanica

Caju

Carambola

Coco seco

Coco verde

Figo

Goiaba

Jaca

Kiwi estrangeiro

Laranja pera

Limão-taiti

Maçã estrangeira red del 

Mamão formosa

Mamão havaí

Manga palmer

Maracujá doce

Melão amarelo

Nectarina estrangeira

Pera estrangeira danjou 

Pera estrangeira pinha

Pitaia