Se você vai à feira e passa reto pelo quiabo, talvez mude de ideia assim que preparar receita indiana que separamos aqui – o vegetal fica sequinho e muito saboroso. A abobrinha brasileira e a pupunha também rendem preparações rápidas e incríveis e, assim como o quiabo, estão na safra – ou seja, se encontram no auge do sabor, com preço bem acessível. Confira outros alimentos da lista de janeiro.
Quiabo
É aquele tipo de alimento que você ama ou odeia, mas antes de definir seu sentimento pelo quiabo, tente prepará-lo do jeito certo: o segredo é lavar e secar ele inteiro (nunca lave depois de cortar) e só então inicie a receita. Fica crocante e sequinho, sem a baba. Evite os que estão manchados e escolha aqueles menores, com a casca firme.
O quiabo é rico em fibras. Também tem magnésio, manganês, fósforo e zinco, além de vitaminas A, B1 e C.
Quiabo com especiarias
Ingredientes
10 quiabos inteiros
1 colher (café) de canela
1/2 colher (café) de curry
1 pitada de cominho em pó
1 pitada de açúcar demerara (ou melaço)
Sal a gosto
1 fio de azeite
Modo de fazer
Lave os quiabos, seque bem com papel-toalha, retire o cabo e reserve. Em uma frigideira antiaderente, coloque todos os temperos e deixe aquecer para soltar os aromas. Assim que começar a formar uma leve fumaça, acrescente o quiabo e o azeite. Refogue por 1 minuto salteando de duas a três vezes para os temperos envolverem o quiabo, que deve ficar levemente macio, porém crocante. Sirva em seguida.
Rendimento: 2 porções.
Limão-taiti
De origem tropical, o limão-taiti é uma fruta cítrica de sabor azedo e riquíssima em vitamina C – altamente antioxidante. Também tem propriedades antibactericida, anti-inflamatória e antiviral, além de ajudar na digestão. Oferece ainda potássio, cálcio, fósforo, sódio e ferro.
Na culinária, o limão-taiti é considerado um ingrediente coringa, já que o sumo e as raspas da casca podem ser usados em receitas doces e salgadas – o que sobra (casca e bagaço) você pode transformar em desinfetante natural (receita aqui).
Pera estrangeira danjou
Suculenta, a pera é uma fruta que ajuda a manter o organismo hidratado, além de contribuir com nutrientes capazes de reparar os tecidos celulares e melhorar o sistema imunológico.
É de fácil digestão e bastante versátil – pode ser consumida in natura ou cozida, em receitas doces e salgadas (experimente colocar fatias da fruta na salada, fica uma combinação refrescante e deliciosa).
Abobrinha brasileira
Um pouco mais encorpada que a italiana, a abobrinha brasileira é rica em vitaminas A e do complexo B, também tem um pouco de vitamina C e folato (importante para a formação celular), além de potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio. Apresenta uma boa dose de fibras e uma quantidade generosa de água, saciando com facilidade.
Não existe limite nas preparações culinárias – a abobrinha pode ser usada crua, cozida ou refogada, com diferentes tipos de temperos. Fica ótima recheada ou como recheio de torta, panqueca e pizza, ralada na salada ou transformada em sopa ou bolo.
Palmito pupunha
De cultivo sustentável, sabor suave e textura mais macia que o palmito tradicional, a pupunha é um vegetal com teor de gordura notavelmente baixo, mas com diversos minerais essenciais ao nosso organismo como potássio, ferro, cobre, fósforo e zinco.
Assim como a abobrinha, é um alimento bastante versátil. A pupunha pode ser consumida assada, grelhada, cozida ou refogada, em pratos quentes ou frios. Experimente substituir o peixe da moqueca pela pupunha – fica ótimo!
SAFRA COMPLETA
Acompanhe a lista de legumes, verduras e frutas que estão na melhor época do ano
LEGUMES
Abóbora japonesa
Abóbora seca
Abobrinha brasileira
Batata doce amarela
Batata doce rosada
Beterraba
Pepino comum
Pimenta cambuci
Pimenta verde americana
Pimenta vermelha
Pimentão verde
Quiabo
Tomate caqui
Tomate cereja
Tomate débora
Tomate italiano
Alho estrang argentino
Cebola estrang espanhola
Cebola nacional
Cebola roxa
VERDURAS
Alface americana
Alface crespa
Alface lisa
Chicória
Cogumelo shitake
Gengibre com folhas
Hortelã
Moiashi
Nabo
Palmito pupunha
Rabanete
Radicchio
Repolho roxo
Rúcula
Salsa
FRUTAS
Abacate Fucks/Geada
Abacaxi Havaí
Abiu
Acerola
Banana maçã
Banana nanica
Caju
Carambola
Coco seco
Coco verde
Figo
Goiaba
Jaca
Kiwi estrangeiro
Laranja pera
Limão-taiti
Maçã estrangeira red del
Mamão formosa
Mamão havaí
Manga palmer
Maracujá doce
Melão amarelo
Nectarina estrangeira
Pera estrangeira danjou
Pera estrangeira pinha
Pitaia