CARDÁPIO SAZONAL

JANEIRO É MÊS DE QUE?

Aproveite a melhor época do alho-poró e todos seus benefícios à saúde


Redação | Jan 07, 2021

Nos meses de verão, as verduras ficam sofridas por causa do calor – a alface é a mais resistente entre as opções de folhas e, mesmo assim, costuma chegar caidinha nas gôndolas. Para compensar, muitas frutas, como pera, caju e abacaxi, ficam ainda mais exuberantes e especialmente suculentas nesta época do ano. Aproveite também a safra (e preço mais acessível) do alho-poró, que segue firme e forte até maio, com vários benefícios à nossa saúde.   

O que o alho-poró tem de bom

Também conhecido como alho-porro ou alho francês, a hortaliça surgiu na Ásia Central e logo se tornou popular na Europa, onde gregos e romanos apreciavam seus benefícios para a garganta. Além de vitaminas (A, do complexo B e C), minerais (fósforo, ferro, cálcio e potássio), o alho-poró contém uma boa dose se alicina, substância com ação anti-inflamatória e capaz de fortalecer o sistema imunológico e reduzir as taxas de colesterol.

Já os antioxidantes, também presentes na sua composição, combatem o envelhecimento precoce, além de fortalecer a flora antibacteriana. As fibras presentes nessa verdura facilitam a digestão, melhoram o trânsito intestinal e favorecem a perda de peso. A hortaliça ainda tem ação diurética.

Uso integral

O alho-poró pode ser consumido refogado, cozido e até grelhado; de forma integral, como ingrediente principal, complemento ou tempero. Cortada em rodelas, a parte branca cabe em todos os tipos de prato, de risoto a saladas (nesse caso, a base do alho-poró pode ser consumida crua). É ótima alternativa de tempero ao alho comum – o sabor é mais suave e não provoca os sintomas (azia, má digestão, refluxo e gases) que algumas pessoas apresentam após consumir o alho. As folhas vão bem em saladas, caldos, sopas e sucos. 

Se quiser grelhar o vegetal inteiro (parte branca e folhas), existe um segredo para deixar as folhas mais tenras: cozinhe-o em água fervente e, em seguida, coloque em um recipiente com gelo. Só então leve para a grelha, já temperado com sal, azeite, limão e salsinha. Durabilidade do alho-poró na geladeira: de 5 a 10 dias.

SAFRA COMPLETA

FRUTAS

Abacate fucks/geada

Abacaxi Havaí

Abiu

Acerola

Banana prata

Banana SP

Caju

Carambola

Covo verde

Figo

Grapefruit

Jaca

Laranja pera

Limão Taiti

Mamão Havaí

Manga Palmer

Maracujá doce

Marmelo

Pera nacional

Pera Estrangeira Danjou

Pera Estrangeira Rocha

Pinha

Pitaia

Uva Itália

Legumes

Abóbora (japonesa e seca)

Batata yacon

Beterraba

Pepino comum

Pimenta Cambuci

Pimentão (amarelo, verde e vermelho)

Quiabo

Tomate (cereja e comum)

Verduras

Alface (americana, crespa e lisa)

Alho-poró

Endivia

Cebola (nacional e roxa)

 

FONTE: Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).