Nos meses de verão, as verduras ficam sofridas por causa do calor – a alface é a mais resistente entre as opções de folhas e, mesmo assim, costuma chegar caidinha nas gôndolas. Para compensar, muitas frutas, como pera, caju e abacaxi, ficam ainda mais exuberantes e especialmente suculentas nesta época do ano. Aproveite também a safra (e preço mais acessível) do alho-poró, que segue firme e forte até maio, com vários benefícios à nossa saúde.
O que o alho-poró tem de bom
Também conhecido como alho-porro ou alho francês, a hortaliça surgiu na Ásia Central e logo se tornou popular na Europa, onde gregos e romanos apreciavam seus benefícios para a garganta. Além de vitaminas (A, do complexo B e C), minerais (fósforo, ferro, cálcio e potássio), o alho-poró contém uma boa dose se alicina, substância com ação anti-inflamatória e capaz de fortalecer o sistema imunológico e reduzir as taxas de colesterol.
Já os antioxidantes, também presentes na sua composição, combatem o envelhecimento precoce, além de fortalecer a flora antibacteriana. As fibras presentes nessa verdura facilitam a digestão, melhoram o trânsito intestinal e favorecem a perda de peso. A hortaliça ainda tem ação diurética.
Uso integral
O alho-poró pode ser consumido refogado, cozido e até grelhado; de forma integral, como ingrediente principal, complemento ou tempero. Cortada em rodelas, a parte branca cabe em todos os tipos de prato, de risoto a saladas (nesse caso, a base do alho-poró pode ser consumida crua). É ótima alternativa de tempero ao alho comum – o sabor é mais suave e não provoca os sintomas (azia, má digestão, refluxo e gases) que algumas pessoas apresentam após consumir o alho. As folhas vão bem em saladas, caldos, sopas e sucos.
Se quiser grelhar o vegetal inteiro (parte branca e folhas), existe um segredo para deixar as folhas mais tenras: cozinhe-o em água fervente e, em seguida, coloque em um recipiente com gelo. Só então leve para a grelha, já temperado com sal, azeite, limão e salsinha. Durabilidade do alho-poró na geladeira: de 5 a 10 dias.
SAFRA COMPLETA
FRUTAS
Abacate fucks/geada
Abacaxi Havaí
Abiu
Acerola
Banana prata
Banana SP
Caju
Carambola
Covo verde
Figo
Grapefruit
Jaca
Laranja pera
Limão Taiti
Mamão Havaí
Manga Palmer
Maracujá doce
Marmelo
Pera nacional
Pera Estrangeira Danjou
Pera Estrangeira Rocha
Pinha
Pitaia
Uva Itália
Legumes
Abóbora (japonesa e seca)
Batata yacon
Beterraba
Pepino comum
Pimenta Cambuci
Pimentão (amarelo, verde e vermelho)
Quiabo
Tomate (cereja e comum)
Verduras
Alface (americana, crespa e lisa)
Alho-poró
Endivia
Cebola (nacional e roxa)
FONTE: Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).