COVID-19

JÁ CONSUMIU SUA DOSE DE SELÊNIO HOJE?

O mineral é ainda mais importante em tempos de coronavírus


DRA PATRÍCIA MELO* | May 08, 2020

É certo: nenhum alimento tem o poder de prevenir ou tratar diretamente a Covid-19. Porém, alguns micronutrientes (vitaminas e minerais) apresentam uma maior relevância no cenário da síndrome respiratória aguda grave causada pela doença, segundo a Associação Brasileira de Nutrologia, que divulgou uma lista dos mais atuantes, entre eles o selênio.  

Entenda o que acontece no nosso corpo durante uma infecção viral: os radicais livres (espécies reativas de oxigênio e de nitrogênio) são produzidos em uma quantidade muito maior sobrecarregando o sistema de defesa antioxidante, o que induz o organismo ao estresse oxidativo. Esse quadro favorece a replicação viral e desequilibra a resposta imunológica. Como tem papel importante na defesa antioxidante, o selênio pode reduzir o grau de infecção pelo novo coronavírus.

Considerada a principal fonte do mineral, a castanha-do-pará (ou castanha do Brasil) oferece os 15 gramas diários recomendados de selênio em apenas três unidades, isto é, dependendo do local do cultivo. Porém, para atuar na prevenção das formas graves da infecção pelo vírus da Covid-19, o mineral precisa ser consumido numa dose mais elevada. Mas, atenção: essa medida deve ser adotada por pouco tempo.  O ideal é você conversar com seu médico para saber suas necessidades individuais de selênio. Outras fontes são peixes (sardinha, salmão), farelo de arroz, farinha de trigo integral.

Fonte: Associação Brasileira de Nutrologia

*Dra. Patrícia Melo, nossa parceira, é ginecologista e obstetra. Atua com foco na Medicina Funcional e Integrativa, cuidando do equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.