idosos veganos

IDOSOS VEGANOS CONSOMEM MENOS MEDICAMENTOS

Refeições plant-based contribuem para queda de 58% no uso de remédios entre adultos acima de 60 anos


camila freire | Dec 03, 2021

As dietas à base vegetais contribuem com menor consumo de medicamentos entre idosos, segundo estudo recém-publicado no American Journal of Lifestyle Medicine. Os pesquisadores investigaram possíveis conexões entre os padrões alimentares e o número de remédios usados por pessoas mais velhas. Resultado: os participantes adeptos de uma dieta vegana apresentaram uma queda de 58% na necessidade de comprimidos.

A coleta dos dados de 328 pessoas, com 60 anos ou mais, teve como objetivo discutir o "dilema de saúde pública" da polifarmácia – termo usado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para definir o uso rotineiro e simultâneo de quatro ou mais medicamentos, algo comum em pessoas de idades mais avançadas. A análise mostrou que o aumento do índice de massa corporal (IMC) e a presença de doenças aumentam a necessidade de medicamentos entre os idosos.

Os antioxidantes presentes nos vegetais amenizam os danos do envelhecimento

Nutricionistas certificam que o consumo exagerado de carne e outros alimentos de origem animal deixa o sangue mais ácido prejudicando principalmente as pessoas que apresentam predisposição para doenças inflamatórias. Já uma alimentação plant-based, por conter alto teor de vitaminas e minerais, é capaz de oferecer diversos benefícios ao nosso organismo.

As dietas baseadas em vegetais também garantem substâncias antioxidantes e anti inflamatórias prevenindo o envelhecimento celular, segundo a nutricionista Marina Politi, especializada em nutrição clínica e estética, de São Paulo. Isso diminui o surgimento ou a piora dos quadros de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, câncer, diabetes e outras alterações metabólicas. 

"Verduras, legumes, leguminosas e outros alimentos de fonte vegetal também são ricos em fibras e, por isso, essenciais para o bom funcionamento do intestino, um dos órgãos principais quando falamos de qualidade de vida. Um intestino que funciona bem, auxilia na redução de inflamação, além de ajudar na manutenção da imunidade e produção de hormônios importantes para uma longevidade com qualidade e saúde",  afirma Marina.