polêmica

HAMBÚRGUER VEGANO NÃO É SAUDÁVEL, DIZ CEO DO WHOLE FOODS

A NUTRI QUE PARTICIPOU DO DESENVOLVIMENTO DO FUTURO BURGER CONCORDA EM PARTE


Helen Almeida | Sep 09, 2019

A polêmica em torno da saudabilidade dos novos hambúrgueres veganos que imitam carne bovina ganhou um novo capítulo no último mês. John Mackey, vegano e CEO da Whole Foods, a maior rede de comércio exclusivo de produtos naturais e orgânicos nos Estados Unidos, disse, em entrevista à rede de TV CNBC, que não considera a alternativa saudável. "Embora bons para o planeta, os hambúrgueres plant based são altamente processados e, portanto, ruins para a nossa saúde. As pessoas prosperam em comer alimentos integrais". VEG MAG conversou com a nutricionista Alessandra Luglio, responsável pela área da saúde da Fazenda Futuro, startup criadora do Futuro Burger, hambúrguer plant based que tem sabor, textura e cheiro próximos ao de um hambúrguer de carne, para explicar se a opção vegetal pode ou não ser considerada saudável.

A nutricionista Alessandra Luglio não discorda quando John Mackey afirma que os novos hambúrgueres não são tão saudáveis quanto comer alimentos frescos, orgânicos e íntegros. Mas defende que o Futuro Burger, por exemplo, é um hambúrguer e hambúrgueres não são alimentos para o consumo diário e, sim, esporádico. “Mackey está certo. Uma pessoa que optar por uma alimentação plant based deve priorizar os alimentos frescos. Mas não há nada de errado se ela comer esse tipo de produto eventualmente, até porque tem teores de gordura e de sódio altos”. 

Alessandra lembra que nessa discussão os problemas ambientais e éticos causados pela pecuária e indústria da carne não podem ser deixados de lado. Eles precisam ser resolvidos com urgência, mas muita gente se indispõe a mudar os hábitos alimentares para adotar uma dieta plant based. "Nesse caso, alternativas vegetais que oferecem a sensação de se estar comendo carne, podem ser uma forma de as pessoas toparem a reduzir o consumo de alimentos de origem animal e, assim, contribuírem com as emergências do planeta. Daí veio a ideia dos hambúrgueres e outros produtos nessa linha." Mas, para conseguir atingir esse objetivo, a indústria precisou manter o teor de gordura alto e usar uma boa dose de sal e temperos. Alessandra reconhece que são estratégias que fazem com que o produto não seja tão saudável quanto o ideal. Mas não concorda que o Futuro Burger, por exemplo, seja menos saudável que a carne bovina. “Quem pegar um hambúrguer de carne de qualquer uma das principais marcas brasileiras e comparar o teor de gordura e de sódio e a quantidade de micronutrientes e de fibras, vai comprovar que um produto como a da Fazenda Futuro é muito melhor."

Por se tratar de uma categoria de alimento muito nova, as críticas são normais. "As pessoas que desconhecem o tema dizem se tratar de carne de laboratório, carne sintética ou mesmo de um produto ultraprocessado." Mas Alessandra faz questão de esclarecer que não é bem assim. “No desenvolvimento do Futuro Burger, o critério foi optar por 100% de ingredientes vegetais e de origem natural. Na composição não entra nem mesmo aroma sintético”. Portanto, se uma pessoa que inclui carne e gordura saturada todos os dias no cardápio optar pelo Futuro Burger ou um hambúrguer similar, mesmo que todos os dias, ela estará fazendo uma escolha mais saudável sim.