RECEITA PICANTE

GELEIA DE PIMENTA: QUEM SE HABILITA?

MAIS PICANTE OU MENOS PICANTE, VOCÊ DÁ O TOM


Gabriela Hunnicutt | Aug 10, 2020

A geleia de pimenta é daquelas conservas que vale a pena ter na geladeira no caso de uma visita inesperada. Ela acompanha super bem um queijo de sabor mais forte e até mesmo legumes assados ou grelhados. Super fácil de fazer, ainda traz os benefícios das pimentas, que você encontra aqui.

INGREDIENTES:

- 750 g de tomates maduros picados

- 4 pimentas vermelhas sem sementes e picadas (escolha as menos ardentes se quiser uma geleia mais suave e as mais picantes se quiser uma geleia a la mexicana, super picante)

- 3 dentes de alho amassados

- 150 ml de vinagre de vinho tinto

- 450 g de açúcar demerara

- 1 punhado de orégano em pó ou picado

- Sal e pimenta a gosto

COMO PREPARAR:

Em uma panela grande, aqueça em fogo médio o açúcar e o vinagre até dissolver o açúcar. Adicione os tomates, a pimenta e o alho e misture. Ferva em fogo alto até endurecer. Mexa sempre para que a mistura não grude na panela. Adicione o orégano, tempere com sal e pimenta à gosto, mexa bem e transfira para os potes esterilizados (ver como esterilizar abaixo). Tampe bem e conserve por até três meses no armário. Depois de aberto, conserve na geladeira. 

DICAS:

- Para esterilizar os potes, jogue água fervendo neles e em suas tampas. Deixe secar naturalmente.

- Para saber se a geleia está no ponto, quando for começar o preparo, coloque um pires na geladeira. Quando achar que a geleia está no ponto, coloque uma colher no pires e deixe esfriar. Se você puxar com os dedos e ela se mantiver firme, está no ponto certo. Caso contrário, volte para o fogo por mais alguns minutos.

 

Receita adaptada do livro Jardineiro Gourmet, Ed. Quarto Editora