ESPECIAL MÊS DAS CRIANÇAS

GELATINA VEGANA DE MANGA, OBA!

Da série delícias que as crianças amam (e os adultos também)


camila botelho* | Oct 30, 2020

Mais uma sobremesa que faz sucesso entre as crianças: gelatina. Para tornar a receita vegana, substitui a gelatina de origem animal pelo ágar-ágar, extraído de algas marinhas e geralmente encontrado na forma de um pozinho (prefira o de cor branca). Além de ser de origem vegetal, é um ingrediente rico em fibras solúveis (70% da composição), minerais (ferro, fósforo, potássio, iodo), uma parte de proteínas e livre de corantes e todas aquelas químicas da gelatina comum.

Não é tão comum encontrar à venda em supermercados (é mais fácil achar em empórios de produtos naturais) e nem muito barato, mas rende bastante: 4 g de ágar-ágar em pó equivalem a 12 g de gelatina em pó comum. Aqui, preparei a receita com manga, mas você pode fazer com qualquer outra fruta. Fica sempre gostoso.

Foto: @ernani_mesquita

Ingredientes

1 manga grande

1 colher (sopa) de açúcar demerara

Suco de 1 limão

500 ml de água

1 colher (sopa) de ágar-ágar em pó

1/2 xícara (chá) de água filtrada (para dissolver o ágar-ágar)

Modo de fazer

Em uma panela pequena, dissolva o ágar-ágar na água (1/2 xícara) e reserve. Descasque a manga e bata no liquidificador com o açúcar e a água (500 ml) e reserve.

Leve o ágar-ágar ao fogo e ferva por 1 minuto, mexendo de vez em quando. Adicione essa mistura ao suco de manga e bata rapidamente. Distribua em tacinhas e leve à geladeira por 5 horas ou até firmar. Decore com cubinhos de manga (opcional).

Rendimento: de 7 a 8 porções. 

*Camila Botelho é chef de cozinha especializada em gastronomia orgânica e vegetal.