PLANTAS MEDICINAIS

FITOTERAPIA: O PODER MEDICINAL DAS PLANTAS

ELAS PODEM AJUDAR A CUIDAR DA SUA SAÚDE. DESCUBRA COMO.


Helen Almeida | Dec 03, 2018

Que o consumo de verdes faz bem para a nossa saúde, não é nenhuma novidade. Mas, o que muita gente não sabe é que algumas plantas e ervas possuem propriedades medicinais e podem contribuir para o nosso bem-estar físico e emocional. A fitoterapia estuda as ações terapêuticas das plantas medicinais e como devem ser utilizadas. A Terapeuta e Herborista, Alessandra Aziz, e a Aromaterapeuta e Fitoterapeuta, Larissa Dolabella, explicam como funciona na prática e dão dicas de plantas medicinais que podem ser utilizadas em casa e como deve ser feito o seu cultivo e preparo.

COMO FUNCIONA A FITOTERAPIA? 

No atendimento fitoterápico, a utilização das plantas busca corrigir as disfunções no organismo humano. Segundo Alessandra, “Quando a pessoa chega relatando alguma disfunção de algum sistema, por exemplo, o sistema digestório, as vezes ela está com azia ou má digestão. A gente utiliza plantas medicinais que vão corrigir essa disfunção porque têm ação digestiva; antiácida”.

Muitas plantas medicinais são facilmente encontradas e podem, inclusive, ser cultivadas em quintais, hortas e ou vasos. Mas, ainda que não seja possível cultiva-las em casa, podem ser adquiridas por um valor acessível. “Mesmo se a gente não tiver condição de cultiva-las em casa, de ter uma hortinha, a gente encontra essas plantas secas em lojas de produtos naturais, às vezes em algumas farmácias de manipulação também”.

Alessandra faz parte do grupo Entre Folhas, que há mais de 30 anos trabalha dando palestras, cursos e oficinas com o objetivo de levar conhecimento sobre o uso das plantas medicinais e preparações caseiras à população de forma segura. Ela ressalta a importância de buscar informação adequada quanto ao uso das plantas medicinais. A população pode recorrer ao conhecimento do uso de plantas com maior segurança através de livros. Existem bons livros sobre o assunto e o próprio Ministério da Saúde, eventualmente, também lança algumas cartilhas sobre o uso adequado de plantas medicinais”.

De acordo com a profissional, atualmente, o Ministério da Saúde aprova o uso das plantas medicinais como uma atenção primária a saúde. Entretanto, reafirma a importância do cuidado que se deve ter ao utiliza-las. “O uso das plantas medicinais não deve descartar o tratamento do médico. A gente precisa sim, muitas vezes, de trabalhar paralelamente o tratamento médico ou psicológico com a fitoterapia”. A fitoterapia é considerada uma prática complementar à medicina convencional.

ALGUMAS PLANTAS MEDICINAIS

ALECRIM (Rosmarinus officinalis) - A planta originária do mediterrâneo e que foi muito bem adaptada ao Brasil, tem uma ação estimulante, além de ajudar a melhorar a concentração e a parte circulatória. Também é considerada a “erva da alegria”, então, um bom chá de alecrim pode dar uma renovada na energia. Pode ser consumido como chá ou banho de ervas com ele. Entretanto, não é recomendado tomar a noite, pois pode prejudicar o sono.

BABOSA – ALOE VERA (Aloe arborescens) -  Além de proteger a energia da casa, pode ser usada especialmente para tratar ferimentos ou queimaduras de sol e de fogo. Nestes casos, basta tirar uma folha, cortar a pele verde pontiaguda e passar o gel transparente no ferimento. Além disso, é anestésica e destrói as bactérias. Também pode ser utilizada na cosmética natural. Passar a geleia diretamente na pele a deixa macia e aveludada.

ERVA-CIDREIRA RASTEIRA (Melissa Officinalis) - Existem três tipos de erva-cidreira, mas a mais comum é a erva cidreira rasteira. Trata-se de uma planta de ação calmante, útil também para dor de cabeça, insônia e algumas dores ocasionadas por cólica menstrual. Isso porque age no sistema nervoso como relaxante muscular e um calmante. É uma das melhores opções de erva calmante.

HORTELÃ-PIMENTA (Mentha piperita) - Um ótimo desinfetante, graças ao mentol, é uma erva especial contra os vermes que atacam as crianças. Seu chá, por sua vez, é calmante digestivo, usado para dores abdominais. Também baixa a febre causada por picadas de insetos, em especial em crianças. Basta colocar rapidamente muitas folhas amassadas da erva sobre o ferimento (esta forma de uso também é ótima para dores de cabeça e juntas doloridas).

GUACO Mikania glomerata) - É uma erva já regulamentada pela vigilância sanitária e muito utilizada para as disfunções respiratórias. É uma planta expectorante e bronco dilatadora. Elimina o muco do pulmão, e dos seios da face. Recomendado para inflamações, sinusite, bronquite, tosses muito fortes e gripe. O guaco pode ser utilizado em chá ou xarope.

CAMOMILA ALEMà(Matricaria chamomilla) - Essa é uma das ervas mais populares do mundo. Para as crianças, o chá é indicado especialmente para problemas de digestão e de vermes. Um tratamento intensivo com chá pode diminuir bastante dores musculares. Também pode ser utilizada para tensão menstrual e insônia. É um excelente calmante e restaurador de forças.

CAVALINHA (Equisetum hyemale) – Muito boa para o sistema urinário, é uma planta de ação diurética e depurativa, ou seja, limpa o sangue através da urina e faz uma melhor circulação da água por todo o organismo. É recomendada para o tratamento de infecção urinária e infecção na região dos rins.

CÚRCUMA (Curcuma longa) -  Suas propriedades medicinais são tantas que é conhecida como um poderoso remédio. É recomendada para a pele, para baixar o colesterol e proteger o fígado. Como atua na desinflamação do organismo, contribui para combater o câncer e doenças crônicas. Ajuda na absorção de proteínas, regula o metabolismo, além de ser antibiótico, antioxidante, depurativo, desintoxicante, calmante e protetor do sistema cardiovascular. Também é útil em gripes, resfriados e dores de garganta.

GENGIBRE  (Zingiber officinale) - É uma raiz que aquece o organismo. O gengibre é recomendado para quando é preciso levar calor ao organismo, em caso de resfriado, dor causada por frios e lombalgias. Também é recomendado para o sistema digestório porque diminui náuseas e vômitos. Mascar um pedacinho de gengibre quando se está com náusea pode ajudar. É uma planta anti-inflamatória. Seu uso, entretanto, não é recomendado para crianças.

COMO USAR

FOLHAS, FLORES E BOTÕES -  Recomenda-se fazer o chá por infusão, ou seja, derramar a água quente sobre a planta. A medida utilizada geralmente é uma xícara de água quente para uma colher de sopa da planta. A planta pode ser fresca ou seca.

AÇÚCAR – É recomendado não colocar açúcar no chá. 

CULTIVANDO EM CASA

Quem deseja cultivar algumas dessas plantas em casa, deve ter alguns cuidados fundamentais. Larissa Dolabella explica que, para que elas tenham sua energia vital e suas propriedades medicinais preservadas, é preciso que o cultivo seja orgânico, todos os insumos utilizados devem ser naturais.

“Plantas aromáticas, para produzirem seus princípios ativos e especialmente para oferece-los em altas dosagens, necessitam de muito sol (pelo menos 4 horas diárias de sol pleno) e água pura, de preferência sem cloro e flúor, em quantidade suficiente para mantê-las hidratadas - nem com falta de água nem excesso”.

Segundo ela, é preciso observar a planta, as folhas não devem estar com as folhas amareladas ou murchas. O excesso de água também é prejudicial, a planta pode começar a apresentar folhas ou raízes meladas, mudanças nas folhas e podem, inclusive, sofrer ataques de pragas por enfraquecimento.

“Além disso, as plantas estabelecem conexão energética com a pessoa que cuida delas; conversar com elas alto ou em pensamento exerce grande influência sobre seu bem-estar; atente-se para isso quando estiver cuidando delas e mantenha sua energia positiva, alegre; elas serão seu espelho; uma boa maneira de medir como anda sua energia”, esclarece.

Larissa também explica que relação entre a planta e quem a cultiva deve ser observada com atenção. “Penso que não se deve trazer para casa plantas com as quais você não tenha uma grande afinidade ou que tenham lhe sido presenteadas por alguém com quem você não tenha um bom relacionamento. Esta energia sutil que emana das plantas de forma positiva quando você as escolhe e cuida com amor, também pode exercer influência negativa. Esteja atento e aberto a perceber se a planta lhe traz bons sentimentos. Se não trouxer, tire-a de sua casa e de seu convívio. São seres vivos como nós, têm energia e se conectam conosco. Você não faz o mesmo com pessoas? Então experimente esta nova forma de estar com elas”.