CARDÁPIO SAZONAL

FEVEREIRO É MÊS DE QUE?

chegou a temporada da acelga e de outras delícias cheias de sabor e benefícios!


Eliane Contreras | Feb 03, 2022

As verduras e legumes estão voltando a aparecer mais vistosas e em maior variedade na feira e nos hortifrútis. Aproveite também as frutas que estão na safra e, por isso, mais suculentas, saborosas e com preços mais acessíveis. Experimente combinar verduras e frutas nas suas receitas, fica ótimo! A maçã e a pitaya vão muito bem com folhas verdes. Já o pepino é perfeito para o preparo de suco verde. Outra ideia é “cozinhar” o pepino no suco de limão (receita a seguir) e acrescentar na salada ou no recheio do sanduíche.  

Maçã Nacional Gala

Tanto a polpa quanto a casca das diferentes espécies da maçã (existem mais de sete mil) são ricas em vitaminas C, cálcio, fósforo e potássio, com destaque para as fibras solúveis, que reduzem os níveis de colesterol ruim, e a quercetina, antioxidante capaz de evitar a morte celular causada pela oxidação e inflamação dos neurônios.

Já as vitaminas do complexo B, vitamina C, ácido fosfórico e polifenóis fazem da fruta uma aliada do sistema nervoso e do coração (diminui a pressão arterial e o colesterol ruim), além de reduzir o risco de diabetes. Outra substância especial, a pectina, age como prebiótico e ajuda o intestino a funcionar melhor. A maçã ainda previne cáries, retarda o envelhecimento e alivia a acidez no estômago.

Pitaya

Originária da América Central, é uma fruta que vem ganhando popularidade no Brasil, especialmente a pitaia rosa com polpa vermelha (tem a amarela de polpa branca). É fonte de vitaminas C, B1, B2, B3 e minerais, como ferro, cálcio e fósforo – nutrientes importantes para o sistema imunológico.

Apesar do sabor doce, não tem muitos açúcares, mas oferece uma boa dose de fibras solúveis – ou seja, não engorda e ainda promove a sensação de saciedade. A fruta também tem tiramina, um inibidor natural do apetite. Eleva o bom (HDL) e, assim como a maçã, reduz o colesterol ruim (LDL), estabiliza os níveis de açúcar no sangue e estimula o funcionamento do intestino. Alivia dores e inchaços nas articulações e ajuda a eliminar toxinas acumuladas no organismo.    

Pepino comum

Rico em água, fibras, potássio, magnésio e antioxidantes, é um alimento que ajuda a manter o organismo hidratado e o funcionamento do intestino regulado. Além disso, dá saciedade, diminui os níveis de açúcar no sangue, inibi cãibras e, como tem efeito diurético, melhora a retenção de líquido.

Pode ser consumido cru, em saladas, sucos e vitaminas, ou na forma de picles. Experimente colocar rodelas de pepino na água que você vai beber durante: além de hidratar, ajuda na eliminação de toxinas e fornece antioxidantes. Usado na  preparação de máscara facial, a legume proporciona mais benefícios: refresca e tonifica a pele.

PEPINO E RABANETE “COZIDOS” NO LIMÃO

Ingredientes

1 pepino comum (ou japonês)

4 rabanetes pequenos

Suco de 1 limão

Sal a gosto

Modo de fazer

Corte o pepino e o rabanete em rodelas finíssimas ou passe no mandolim. Coloque num bowl, acrescente o suco de limão e o sal. Prense o pepino e o rabanete com um peso e deixe por 1 hora ou até que acumule bastante líquido. Retire o peso e esprema o pepino e o rabanete. Ajuste o sal e coloque na salada de folhas verdes.

Rendimento: 2 porções.

Acelga

É uma hortaliça riquíssima em antioxidantes – já foram identificados mais de 10 tipos de polifenóis e quase o mesmo número de bexantinas. Boa parte desses antioxidantes desativam reações inflamatórias do organismo que podem piorar os níveis de colesterol ruim e colocar a saúde do coração em risco.  

As substâncias da acelga são ainda associadas ao auxílio à prevenção do câncer, distúrbios nos olhos e na pele e problemas neurodegenerativos. A verdura também concentra minerais importantes para a boa circulação sanguínea e o fortalecimento dos ossos, além das betalaínas, que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios no intestino), das fibras e de outras vários componentes que oferecem benefícios à saúde.

Moyashi 

Muito usado na culinária japonesa, o feijão moyashi é conhecido no Brasil em sua forma de broto – estágio em que mais concentra seus nutrientes, entre eles, proteína

vegetal e fibras. Além disso, contém minerais que participam de vários processos enzimáticos do nosso metabolismo e antioxidantes que ajudam na prevenção de câncer.

Já a vitamina K, também presente na composição, favorece a coagulação sanguínea e a saúde dos ossos. É versátil na culinária: o moyashi pode ser usado em diversos pratos, quentes (caldos e yakissoba) e frios (salada, sanduíche).

SAFRA COMPLETA

Acompanhe a lista de legumes, verduras e frutas que estão na melhor época do ano

FRUTAS

Abacate fucks/geada

Ameixa estrangeira

Avelã

Banana nanica

Carambola

Cupuaçu

Figo

Goiaba

Jaca

Laranja pera

Limão taiti

Maçã nacional gala

Mamão formosa

Manga palmer

Nectarina estrangeira

Pera nacional

Pera estrangeira danjou

Pera estrangeira rocha

Pêssego Estr.

Pitaya

Seriguela

LEGUMES

Abóbora d’água 

Abóbora moranga

Abóbora seca

Abobrinha brasileira

Berinjela japonesa

Jiló

Nigagori

Pepino caipira

Pepino comum

Pepino japonês

Pimenta cambuci

Pimenta vermelha

Quiabo

Tomate debora

Tomate italiano

Acelga

Alface americana

Alface crespa

Alface lisa

Gengibre com folhas

Moyashi

Radicchio

Repolho verde

Rúcula

Salsa

Salsão

Alho estrangeiro argentino

Cebola roxa