CARDÁPIO SAZONAL

FEVEREIRO É MÊS DE QUE?

A jaca ainda está na safra. Perca o preconceito e aproveite os benefícios


Eliane Contreras | Feb 01, 2021

Ameixa estrangeira, banana nanica, goiaba, nectarina estrangeira e seriguela são algumas das frutas que entram na safra de fevereiro, mas não deixe de lado a jaca, que continua saborosa e suculenta até março. Muita gente torce o nariz para o cheiro forte da fruta e textura pegajosa, mas não sabe o que está perdendo. Riquíssima em antioxidantes e fibras, a jaca é excelente para combater os radicais livres, reforçar o sistema imunológico e melhorar o funcionamento do intestino.

Apesar de originária da Índia, é praticamente uma fruta típica brasileira, encontrada em toda a região amazônica e na costa entre o Pará e São Paulo. Nasce e cresce no tronco e nos galhos inferiores da jaqueira e a unidade chega a pesar 15 quilos. Contém sementes grandes recobertas por uma polpa cremosa e amarelada e, à medida que amadurece, o sabor e o cheiro vão sendo acentuados. 

A jaca também pode ser consumida verde, quando o gosto ainda é neutro e, mesmo depois de cozida, a polpa se mantém firme, o que faz da fruta uma ótima alternativa para substituir a carne e o frango em diversas receitas tradicionais – de coxinha a assados. Só que, diferentemente dos ingredientes de origem animal, a jaca não é fonte de proteína. “O que a fruta tem de mais precioso são as fibras, que, aliás, entram no cardápio dos brasileiros em uma quantidade bem menor que a recomendação diária”, comenta a nutricionista clínica e esportiva Anielle D’Angelo. “Ou seja, o consumo de jaca pode ser uma maneira de as pessoas aumentarem a dose de fibras no cardápio”. 

A fruta ainda é fonte de lignina e lignanas, substâncias presentes em vegetais ricos em fibras e que têm ações importantes no intestino, como ajudar a reter água e favorecer a absorção de nutrientes. Precisando reforçar seu pós-treino com uma fonte boa de energia rápida e capaz de combater o excesso de radicais livres produzidos pelo organismo durante o exercício? “A jaca é uma boa opção, já que tem 22 gramas de carboidrato a cada 100 gramas de polpa”, complementa Anielle.  

Não existe dificuldade em consumir a fruta: é só abrir, destacar os gomos, retirar a semente e comer a polpa, que pode ser transformada em suco. Assim, in natura, fornece uma boa variedade de vitaminas (A e C, em especial), minerais (tem uma boa dose de potássio e ferro) e compostos bioativos.

Caso compre a jaca inteira, congele em pequenas porções sem as sementes. Evita desperdício e fica mais prático de usar no dia a dia, no preparo de suco (a jaca fica ótima com frutas cítricas e dispensa o acréscimo de açúcar), purê (ideal para misturar no iogurte) e geleia. Mas, se estiver pensando em preparar a “carne” de jaca em casa, é bom saber: separar a semente e cozinhar a polpa verde na panela de pressão, dá trabalho mesmo para quem tem muita habilidade na cozinha. Então, a dica é comprar a “carne” pronta, em pedaços ou desfiada, atualmente encontrada em supermercados, lojas online e empórios de alimentos naturais.  

SAFRA COMPLETA 

Acompanhe a lista com todos os alimentos da estação

FRUTAS  

Abacate geada

Ameixa estrangeira

Avelã

Banana nanica

Carambola

Figo

Goiaba

Jaca

Kiwi estrangeiro

Laranja pera

Limão Taiti

Maçã nacional gala

Mamão formosa

Mangal palmer

Nectarina estrangeira

Pera nacional

Pera estrangeira argentina

Pitaia

Seriguela

LEGUMES

Abóbora d'água

Abóbora seca

Abobrinha brasileira

Batata doce amarela

Berinjela japonesa

Beterraba

Pepino caipira

Pepino japonês

Pimenta cambuci

Quiabo

Tomate débora

Tomate italiano

VERDURAS

Alface americana

Alface crespa

Alface lisa

Moiashi

Rúcula