CARDÁPIO SAZONAL

FEVEREIRO É MÊS DE QUÊ?

Aproveite que a goiaba está com tudo


Michele Alves | Feb 14, 2020

Comprar hortifrútis da época só tem vantagens: além de mais nutritivas e saborosas, as frutas, verduras e legumes têm um preço melhor. No mês de fevereiro, a lista de produtos sazonais é grande, encabeçada principalmente pelas goiabas, que estão mais aromáticas, doces e com um leve azedinho. Existem várias espécies, porém, as mais conhecidas e comercializadas são as de polpa vermelha e branca. Quando ainda estão verdes, as sementes da polpa são rígidas, mas ficam macias conforme amadurecem.  

FRUTAS

Abacate fucks, abiu, acerola, ameixa estrangeira, banana prata, carambola, coco verde, figo, goiaba, jaca, laranja pera, limão taiti, maçã nacional, maçã nacional gala, manga palmer, marmelo, nectarina estrangeira, pera nacional, pera estrangeira rocha, pinha, pitaia, seriguela, uva rubi.

LEGUMES 

Abóbora, abóbora japonesa, abóbora seca, pepino caipira, pepino comum, pimenta cambuci, quiabo, tomate comum.

VERDURAS

Acelga, alfaces americana, crespa e lisa, alho poró, gengibre com folhas.

A GOIABA SUPERA A LARANJA EM VITAMINA C 

Mesmo quem não é muito fã de goiaba, deveria investir nessa fruta. A com polpa vermelha é especialmente rica em licopeno, substância altamente antioxidante e, por isso, capaz de proteger contra doenças cardiovasculares, além de ajudar a amenizar o estresse. Já a branca supera a quantidade de vitamina C até da laranja e do limão. Melhora a pele, a digestão e a saúde do intestino. As pessoas com diabetes podem abusar da goiaba por ser uma fruta com baixo índice glicêmico. 

Chá de folha de goiaba

Popular na medicina complementar, o chá feito com as folhas da goiaba auxilia no tratamento de diarréia e na cicatrização de lesões na pele. Também tem ação antisséptica – mérito de uma substância de nome triterpeno presente nas folhas da goiabeira.