A partir da releitura de receitas tradicionais brasileiras, como feijoada e moqueca, Helena Tinoco, dona e proprietária do restaurante vegetariano e funcional Quintal Kinutri, comprova que uma alimentação sem carne pode ser gostosa, saudável e nutritiva. “Ganhar dinheiro com sofrimento animal nunca fez parte dos meus planos. Meu objetivo é mostrar que dá para ser mais sustentável e amigo dos animais com uma alimentação atrativa aos olhos e paladar", diz Helena.
Localizado no bairro do Itaim Bibi, capital de São Paulo, o Quintal atrai principalmente clientes veganos e vegetarianos, mas também aqueles que comem carne, só que não abrem mão de uma boa comida. E, assim, Helena vai plantando a sementinha veggie em mais pessoas.
A feijoada vegana já virou tradição da casa às quartas-feiras – quem prova, sempre volta. Pedimos para Helena revelar a receita aqui. Então aproveite para deixar a feijuca com os amigos e a família mais gostosa, saudável e sustentável.
FEIJOADA VEGANA
Ingredientes
400 g de feijão preto
1 ½ litro de água filtrada
3 colheres (sopa) de azeite extravirgem
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho picados
Sal e pimenta-do-reino a gosto
200 g de linguiça de soja cortada em rodelas
200 g de presunto vegano cortado em cubos
150 g de salsicha de soja cortada em rodelas
Modo de fazer
Deixe o feijão de molho por 8 horas, no mínimo. Escorra, lave bem e cozinhe na pressão com 1 litro da água, por 15 minutos. Reserve. Em outra panela, coloque o azeite e refogue a cebola e o alho até que fiquem douradinhos. Acrescente o feijão cozido e tempere com o sal e a pimenta-do-reino.
Quando os temperos estiverem bem incorporados, adicione as carnes vegetais e o restante da água. Cozinhe por mais 20 minutos (o caldo deve engrossar). Sirva com arroz branco ou integral, farofa e couve refogada.
Rendimento: 8 porções.
Tempo de preparo: 1 hora (sem o tempo que o feijão ficou de molho).