VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

FEIJÃO: NÃO PODE FALTAR NO PRATO DO VEGETARIANO

Outra dica importante é variar os tipos dessa leguminosa


VIVIANE NUNNER* | Apr 08, 2021

O feijão faz parte do grupo das leguminosas – alimentos fonte de proteína vegetal, ainda mais quando consumida com algum cereal. Daí a dupla arroz e feijão ser perfeita tanto no sabor quanto no aspecto nutricional e, portanto, muito bem-vinda no prato, especialmente de quem segue uma alimentação vegetariana.

Outas substâncias importantes do feijão: vitaminas do complexo B, entre elas tiamina (B1), riboflavina (B2), niacina (B3) e piridoxina (B6); e minerais como ferro, magnésio, zinco, potássio e cálcio; além de uma boa quantidade de fibras, responsáveis pelo poder de saciedade do feijão. Mas não fique só no preto ou carioca.

No Brasil existem muitos outros tipos: branco, mulatinho, fradinho, jalo, rajado, rosinha, roxo e azuki, só para citar alguns. Cada qual com sua cor, tamanho, formato e, consequentemente, maior ou menor concentração dos nutrientes citados acima. Então, varie ao máximo!

QUAL TEM MAIS O QUE  

Acompanhe a comparação entre os feijões carioca, fradinho, jalo, preto, rajado e roxos; crus e numa porção de 100 gramas.

ROXO: supera todos os outros em proteína, fibras e tiamina (vitamina B1).

RAJADO: é o que mais tem ferro e riboflavina (vitamina B2).

CARIOCA: ganha na quantidade de cálcio, magnésio e piridoxina (vitamina B6).

PRETO: contém mais potássio e niacina (vitamina B3) que os demais.

ROSINHA: é destaque na quantidade de zinco e riboflavina (vitamina B2).

FRADINHO E RAJADO: são tão ricos em riboflavina quanto o feijão rosinha.

*Viviane Nunner (@vivianenunner) é nutricionista clínica, autora do site www.vivianerunner.com.br e uma apaixonada por gastronomia.