Atletas Veganos proteína vegetal

PROTEÍNA DA ERVILHA FAVORECE OS MÚSCULOS E OS RINS

A leguminosa atende nossas necessidades proteicas e traz outros benefícios ao organismo, dizem estudos

 


Eliane Contreras | Sep 06, 2023

Talvez a ervilha entre no seu prato esporadicamente, o que é uma pena – a leguminosa, assim como a lentilha e o grão-de-bico, definitivamente garante proteína de boa qualidade. Significa que o nutriente construtor de músculos vindo da ervilha é muito bem aproveitado pelo organismo, suprindo as nossas necessidades proteicas, segundo um estudo da fabricante de alimentos à base de plantas Roquette em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa em Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da França. 

Os pesquisadores franceses utilizaram o método DIAAS (Pontuação de Aminoácidos Indispensáveis ​​Digestíveis), recomendado pela FAO (Food and Agriculture Organization das Nações Unidas), para analisar a proteína vegetal. Resultado: a proteína da ervilha é de fácil digestibilidade e tem uma boa composição de aminoácidos – dois fatores fundamentais para o nutriente ser considerado de boa qualidade.

Qualidades extras  

Leguminosa com uma dose maior de proteína (de boa qualidade) que qualquer outro alimento grupo dos vegetais, a ervilha ainda entrega uma quantidade equilibrada de carboidratos e fibras. “A ervilha é um excelente alimento”, afirma a nutricionista Marcela Worcemann, de São Paulo. Fresca ou seca, pode ser consumida cozida ou refogada, na forma de sopa, salada, burger ou no recheio de torta, panqueca, empadinha, pastel assado.

Suplementos à base de ervilha

Especialista em nutrição esportiva e vegana, Marcela considera a proteína de ervilha em pó uma das principais opções de suplemento vegetal para os músculos. “À base de proteína isolada e, consequentemente, com uma concentração maior do nutriente, indico o suplemento principalmente para praticantes de atividade física, já que eles apresentam uma maior demanda proteica”. O pó de proteína também pode ser usado como alternativa prática para veganos e vegetarianos complementarem a proteína no café da manhã, batido em shakes, bowls e cremes, de acordo com a nutricionista.

Outros dois benefícios: a arginina encontrada na proteína isolada da ervilha é um excelente agente vasodilatador e, com isso, acaba reduzindo a pressão arterial.  Esse efeito do suplemento, indiretamente, também ajuda na prevenção de doenças renais que podem se desenvolver decorrentes da hipertensão.

Resumo sobre a ervilha: é boa de qualquer jeito. Então, coloque esse alimento com mais frequência no prato.