Se viajar para um lugar fora do Brasil com opções de restaurantes veganos está nos seus planos, Dublin é a escolha perfeita. Declarada a capital da culinária vegana em 2019, a metrópole irlandesa supera as 50 cidades mais visitadas do mundo em estabelecimentos com esse perfil. E não são poucos.
A partir de dados do site TripAdivsor, a agência de turismo britânica Hayes & Jarvis levantou que 21,2% dos restaurantes daquela região têm pratos à base de vegetais no cardápio ou são 100% amigos dos veganos.
O boom do veganismo na Irlanda aconteceu especialmente depois da campanha Veganuary ser implantada no país. As pessoas são convidadas a seguirem, no mês de janeiro, um cardápio totalmente livre de alimentos de origem animal.
Os números divulgados pela agência não surpreenderam a startup irlandesa FIID. Isso porque Dublin é uma cidade jovem, com 120 mil estudantes universitários, além dos milhares de jovens de todo mundo atraídos pelos empregos bem remunerados. Ou seja, a tendência por alimentos plant-based é crescer ainda mais.
MOVIMENTO VEGANUARY
A campanha global Veganuary foi iniciada pelo casal britânico Matthew Glover e Jane Land e tem como objetivo incentivar as pessoas do mundo todo a se juntarem ao compromisso comunitário de abdicar de todos os produtos alimentícios de origem animal por 31 dias no mês de janeiro. A experiência tem feito muita gente passar os outros 334 dias do ano seguindo uma alimentação vegetariana, sem uso de qualquer produto animal.