CARDÁPIO SAZONAL

DEZEMBRO É MÊS DE QUE?

Lichia e outras frutas exóticas são destaques da safra


Eliane Contreras | Dec 01, 2021

Chegamos no mês em que as frutas ganham a cena nas feiras e hortifrútis. Repare na lista da safra (no fim do texto): só de uva são seis tipos diferentes disponíveis nesta época do ano. Aproveite também as espécies de frutas exóticas, como a lichia e o caju – de sabor doce e cheias de benefícios à saúde. Cebola roxa, alho-poró, tomate cereja são opções entre as hortaliças com preços mais acessíveis no momento. Aproveite!

LICHIA 

É uma fruta exótica de sabor doce, rica em antocianinas e flavonoides (compostos fenólicos com ação antioxidante), vitamina C, potássio, magnésio e fósforo ­– substâncias boas para a imunidade e capazes de proteger contra doenças cardiovasculares. Estudos também mostram que a lichia ajuda a reduzir o risco de obesidade e a prevenir e tratar diabetes, além de aumentar os níveis do colesterol bom (HDL), mas o consumo deve ser moderado. Comer mais de 4 ou 5 unidades por dia pode provocar efeitos colaterais, como hipoglicemia (queda brusca de açúcar no sangue). A lichia é gostosa fresca ou em calda, em receitas doces ou na forma de suco. 

Suco de lichia

Ingredientes

3 lichias frescas descascadas

6 folhas de hortelã

1 copo (250 ml) de água filtrada

Gelo a gosto 

Modo de fazer

Retire o caroço e bata a polpa no liquidificador com os demais ingredientes. Beba em seguida. 

ALHO-PORÓ

Repleto de vitaminas (especialmente a C) e minerais (cálcio, cobre, ferro, potássio, zinco e magnésio), o alho-poró é um aliado da imunidade, dos ossos e do sistema cardiovascular. Também favorece a digestão e a saúde do intestino por ter bastante fibras. Da mesma família do alho e da cebola, o alho-poró tem sabor próximo ao desses temperos, só que bem mais suave. Vai muito bem em massas, molhos, risotos, sopas, caldos, quiches, pizzas e omeletes. Você também pode usar as folhas nas receitas ou reservar para o preparo de caldos-base. 

CAJU 

A castanha de caju pode ser encontrada o ano todo, mas a hora de comer a polpa alaranjada e suculenta é agora. Rico em vitaminas (C, B1, B2, B3, B6 e K) e fitoquímicos com potencial antioxidante, o pseudofruto (classificação correta da parte fresca da fruta) fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater o envelhecimento precoce das células, prolongando o viço da pele e do cabelo. É uma fruta com baixo índice glicêmico – isto é, se você não colocar açúcar no suco. Caso encontre a “carne” de caju desidratada, use para fazer uma moqueca vegetariana/vegana. Fica uma delícia!

TOMATE CEREJA

Pequenino, porém cheio de vitamina C (importante para o sistema imunológico). A fruta (sim, o tomate é considerado fruta) também contém uma boa dose de licopeno – substância com grande potencial antioxidante e, portanto, capaz de combater os radicais livres que, em excesso, causam o envelhecimento precoce das células abrindo espaço para diversas doenças. Seu sabor é levemente adocicado, com acidez equilibrada. Pode ser consumido fresco, refogado ou assado, nos mais diferentes preparos.

CEBOLA ROXA

Concentra os mesmos nutrientes da cebola branca (entre eles: cálcio, zinco, cobre, vitaminas C e do complexo B, adenosina e antioxidantes). A cebola roxa, porém, tem muito mais quercetina – pigmento natural responsável pela cor violeta intenso, é capaz de atenuar processos inflamatórios e estimular a queima de gordura. Estudos mostram que a quercetina tem ainda efeitos anticancerígenos e cardioprotetores, além de evitar desordens cerebrais degenerativas e controlar a pressão arterial e os níveis de glicemia. Assim como a cebola branca, a roxa pode ser usada em diferentes receitas. O sabor é mais suave e adocicado.

SAFRA COMPLETA 

Acompanhe a lista de legumes, verduras e frutas que estão na melhor época do ano

LEGUMES 

Batata nacional

Cebola nacional

Cebola roxa 

Cenoura

Feijão corado

Maxixe

Pimenta verde americana

Pimenta vermelha

Pimentão amarelo

Pimentão verde

Pimentão vermelho

Tomate caqui

Tomate cereja

Tomate carmem

Tomate italiano

Tomate sweet grape

Vagem macarrão

VERDURAS

Alface americana

Alho-poró

Coentro

Cogumelo shitake

Erva-doce

Gengibre

Gobo

Hortelã

Louro 

Palmito pupunha 

Repolho roxo

Rúcula

Salsa

Salsão

FRUTAS

Abacaxi Havaí

Abacaxi pérola

Ameixa nacional

Amora

Acerola

Caju

Castannha portuguesa

Cereja

Coco verde

Damasco estrangeiro

Figo

Jaca

Kiwi estrangeiro

Lichia

Limão taiti

Maçã nacional

Maçã smith

Maçã red del

Manga haden

Manga palmer

Manga tommy

Melancia

Mexerica

Nespera nacional

Pera estrangeira rocha

Pêssego nacional

Physalis 

Romã

Tâmara seca

Uva benitaka

Uva crimson

Uva itália

Uva niagara

Uva rubi

Uva thompson