Chegamos no mês em que as frutas ganham a cena nas feiras e hortifrútis. Repare na lista da safra (no fim do texto): só de uva são seis tipos diferentes disponíveis nesta época do ano. Aproveite também as espécies de frutas exóticas, como a lichia e o caju – de sabor doce e cheias de benefícios à saúde. Cebola roxa, alho-poró, tomate cereja são opções entre as hortaliças com preços mais acessíveis no momento. Aproveite!
LICHIA
É uma fruta exótica de sabor doce, rica em antocianinas e flavonoides (compostos fenólicos com ação antioxidante), vitamina C, potássio, magnésio e fósforo – substâncias boas para a imunidade e capazes de proteger contra doenças cardiovasculares. Estudos também mostram que a lichia ajuda a reduzir o risco de obesidade e a prevenir e tratar diabetes, além de aumentar os níveis do colesterol bom (HDL), mas o consumo deve ser moderado. Comer mais de 4 ou 5 unidades por dia pode provocar efeitos colaterais, como hipoglicemia (queda brusca de açúcar no sangue). A lichia é gostosa fresca ou em calda, em receitas doces ou na forma de suco.
Suco de lichia
Ingredientes
3 lichias frescas descascadas
6 folhas de hortelã
1 copo (250 ml) de água filtrada
Gelo a gosto
Modo de fazer
Retire o caroço e bata a polpa no liquidificador com os demais ingredientes. Beba em seguida.
ALHO-PORÓ
Repleto de vitaminas (especialmente a C) e minerais (cálcio, cobre, ferro, potássio, zinco e magnésio), o alho-poró é um aliado da imunidade, dos ossos e do sistema cardiovascular. Também favorece a digestão e a saúde do intestino por ter bastante fibras. Da mesma família do alho e da cebola, o alho-poró tem sabor próximo ao desses temperos, só que bem mais suave. Vai muito bem em massas, molhos, risotos, sopas, caldos, quiches, pizzas e omeletes. Você também pode usar as folhas nas receitas ou reservar para o preparo de caldos-base.
CAJU
A castanha de caju pode ser encontrada o ano todo, mas a hora de comer a polpa alaranjada e suculenta é agora. Rico em vitaminas (C, B1, B2, B3, B6 e K) e fitoquímicos com potencial antioxidante, o pseudofruto (classificação correta da parte fresca da fruta) fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater o envelhecimento precoce das células, prolongando o viço da pele e do cabelo. É uma fruta com baixo índice glicêmico – isto é, se você não colocar açúcar no suco. Caso encontre a “carne” de caju desidratada, use para fazer uma moqueca vegetariana/vegana. Fica uma delícia!
TOMATE CEREJA
Pequenino, porém cheio de vitamina C (importante para o sistema imunológico). A fruta (sim, o tomate é considerado fruta) também contém uma boa dose de licopeno – substância com grande potencial antioxidante e, portanto, capaz de combater os radicais livres que, em excesso, causam o envelhecimento precoce das células abrindo espaço para diversas doenças. Seu sabor é levemente adocicado, com acidez equilibrada. Pode ser consumido fresco, refogado ou assado, nos mais diferentes preparos.
CEBOLA ROXA
Concentra os mesmos nutrientes da cebola branca (entre eles: cálcio, zinco, cobre, vitaminas C e do complexo B, adenosina e antioxidantes). A cebola roxa, porém, tem muito mais quercetina – pigmento natural responsável pela cor violeta intenso, é capaz de atenuar processos inflamatórios e estimular a queima de gordura. Estudos mostram que a quercetina tem ainda efeitos anticancerígenos e cardioprotetores, além de evitar desordens cerebrais degenerativas e controlar a pressão arterial e os níveis de glicemia. Assim como a cebola branca, a roxa pode ser usada em diferentes receitas. O sabor é mais suave e adocicado.
SAFRA COMPLETA
Acompanhe a lista de legumes, verduras e frutas que estão na melhor época do ano
LEGUMES
Batata nacional
Cebola nacional
Cebola roxa
Cenoura
Feijão corado
Maxixe
Pimenta verde americana
Pimenta vermelha
Pimentão amarelo
Pimentão verde
Pimentão vermelho
Tomate caqui
Tomate cereja
Tomate carmem
Tomate italiano
Tomate sweet grape
Vagem macarrão
VERDURAS
Alface americana
Alho-poró
Coentro
Cogumelo shitake
Erva-doce
Gengibre
Gobo
Hortelã
Louro
Palmito pupunha
Repolho roxo
Rúcula
Salsa
Salsão
FRUTAS
Abacaxi Havaí
Abacaxi pérola
Ameixa nacional
Amora
Acerola
Caju
Castannha portuguesa
Cereja
Coco verde
Damasco estrangeiro
Figo
Jaca
Kiwi estrangeiro
Lichia
Limão taiti
Maçã nacional
Maçã smith
Maçã red del
Manga haden
Manga palmer
Manga tommy
Melancia
Mexerica
Nespera nacional
Pera estrangeira rocha
Pêssego nacional
Physalis
Romã
Tâmara seca
Uva benitaka
Uva crimson
Uva itália
Uva niagara
Uva rubi
Uva thompson