No último mês do ano, as frutas da safra são ainda mais variadas e suculentas, mas algumas parecem vir de encomenda para as festas de Natal. O figo é uma delas. De origem asiática e cultivado pelos povos do mediterrâneo, se adaptou muito bem por aqui, especialmente nas regiões Sudeste, onde é encontrado facilmente entre dezembro e abril, e Sul, região em que a colheita ocorre à partir de janeiro e também aparece nas feiras e hortifrútis até abril.
Rico em potássio, magnésio, manganês e, especialmente, ferro (mineral importante no controle dos glóbulos vermelhos), o figo pode ajudar na prevenção de anemia. Também carrega uma boa dose de antioxidantes e pectina, um tipo de fibra que favorece o bom funcionamento do intestino e que auxilia na redução do colesterol. A fruta fresca tem um sabor único, suave e levemente adocicado, tanto que as calorias são baixas: 75 em 100 gramas, ou seja, tem entrada livre até mesmo num cardápio com restrições calóricas.
Fresco ou seco
O figo seco concentra menos água e mais açúcar, até quatro vezes mais que a versão fresca, e, por isso, deve ser consumido sem exagero. Claro, é uma opção bem melhor que um doce rico em açúcar refinado e pobre em fibras. Outras vantagens são praticidade (dá para levar de lanche na bolsa ou mochila) e durabilidade longa, tanto que a fruta desidratada pode ser encontrada o ano inteiro. Sugestões de consumo: recheie o figo seco com castanha ou pasta de amendoim; acrescente a fruta picada numa salada verde (dá um toque agridoce) ou salpique sobre uma toast com cottage ou pastinha de tofu.
Mas não deixe de aproveitar neste momento o auge do figo fresco, encontrado em dois estágios: verde e maduro. O primeiro é recomendado basicamente para compotas e doces; e o maduro, para ser consumido sozinho, in natura, ou usado como ingrediente principal de uma sobremesa ou como substituto do açúcar em receitas raw, bem conhecidas no universo vegano.
Foto: @gabyhunincutt
SAFRA COMPLETA
FRUTAS
Abacaxi Havaí
Abacaxi Pérola
Acerola
Ameixa Nacional
Amêndoa
Amora
Caju
Castanha portuguesa
Cereja estrangeira
Coco verde
Damasco estrangeiro
Figo
Grapefruit
Kiwi estrangeiro
Lichia
Limão Taiti
Maçã nacional Fuji
Maçã Granny Smith
Maçã Red Del
Mamão Havaí
Manga Haden
Manga Palmer
Manga Tommy
Melancia
Melão amarelo
Nectarina estrangeira
Nectarina nacional
Pera Packham Triumph
Pera Rocha
Pêssego nacional
Physalis
Tâmara
Uva Itália
Uva Niagara
LEGUMES
Cenoura
Chuchu
Feijão corado
Maxixe
Pepino japonês
Pimenta vermelha
Pimentão amarelo
Pimentão verde
Pimentão vermelho
Tomate caqui
Tomate cereja
Tomate comum
Vagem macarrão
VERDURAS
Alface americana
Alho-poró
Coentro
Endívia
Erva-doce
Rúcula
Salsão