CARDÁPIO SAZONAL

DEZEMBRO É MÊS DE QUE?

O figo está entre as várias frutas da safra


Gabriella Major | Dec 02, 2020

No último mês do ano, as frutas da safra são ainda mais variadas e suculentas, mas algumas parecem vir de encomenda para as festas de Natal. O figo é uma delas. De origem asiática e cultivado pelos povos do mediterrâneo, se adaptou muito bem por aqui, especialmente nas regiões Sudeste, onde é encontrado facilmente entre dezembro e abril, e Sul, região em que a colheita ocorre à partir de janeiro e também aparece nas feiras e hortifrútis até abril. 

Rico em potássio, magnésio, manganês e, especialmente, ferro (mineral importante no controle dos glóbulos vermelhos), o figo pode ajudar na prevenção de anemia. Também carrega uma boa dose de antioxidantes e pectina, um tipo de fibra que favorece o bom funcionamento do intestino e que auxilia na redução do colesterol. A fruta fresca tem um sabor único, suave e levemente adocicado, tanto que as calorias são baixas: 75 em 100 gramas, ou seja, tem entrada livre até mesmo num cardápio com restrições calóricas.

Fresco ou seco  

O figo seco concentra menos água e mais açúcar, até quatro vezes mais que a versão fresca, e, por isso, deve ser consumido sem exagero. Claro, é uma opção bem melhor que um doce rico em açúcar refinado e pobre em fibras. Outras vantagens são praticidade (dá para levar de lanche na bolsa ou mochila) e durabilidade longa, tanto que a fruta desidratada pode ser encontrada o ano inteiro. Sugestões de consumo: recheie o figo seco com castanha ou pasta de amendoim; acrescente a fruta picada numa salada verde (dá um toque agridoce) ou salpique sobre uma toast com cottage ou pastinha de tofu.

Mas não deixe de aproveitar neste momento o auge do figo fresco, encontrado em dois estágios: verde e maduro. O primeiro é recomendado basicamente para compotas e doces; e o maduro, para ser consumido sozinho, in natura, ou usado como ingrediente principal de uma sobremesa ou como substituto do açúcar em receitas raw, bem conhecidas no universo vegano. 

Foto: @gabyhunincutt

SAFRA COMPLETA 

FRUTAS

Abacaxi Havaí 

Abacaxi Pérola

Acerola

Ameixa Nacional 

Amêndoa 

Amora

Caju

Castanha portuguesa

Cereja estrangeira

Coco verde

Damasco estrangeiro 

Figo

Grapefruit

Kiwi estrangeiro

Lichia 

Limão Taiti 

Maçã nacional Fuji

Maçã Granny Smith 

Maçã Red Del

Mamão Havaí 

Manga Haden 

Manga Palmer

Manga Tommy

Melancia 

Melão amarelo

Nectarina estrangeira

Nectarina nacional

Pera Packham Triumph 

Pera Rocha

Pêssego nacional

Physalis

Tâmara

Uva Itália

Uva Niagara

LEGUMES 

Cenoura 

Chuchu

Feijão corado

Maxixe

Pepino japonês

Pimenta vermelha 

Pimentão amarelo

Pimentão verde

Pimentão vermelho

Tomate caqui 

Tomate cereja

Tomate comum 

Vagem macarrão

VERDURAS

Alface americana

Alho-poró

Coentro
Endívia 

Erva-doce

Rúcula 

Salsão