DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS: UM PROBLEMA NO MUNDO E DE TODO MUNDO

PENSE ANTES DE DEIXAR COMIDA NO PRATO OU DESPREZAR AQUELA FRUTA FEINHA 


Eliane Contreras | Apr 15, 2019

Jogar fora aquele legume amassadinho, o biscoito vencido ou aquela fruta que passou do ponto é um hábito que todos nós consumidores (uns mais outros menos) praticamos quase todos os dias. E, com isso, contribuímos para um dos maiores problemas no mundo: o desperdício de alimentos.

O que se perde de comida no planeta a cada ano é assustador: 1,3 bilhão de tonelada, de acordo com um levantamento de 2013 da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). No início de abril, a empresária Daniela Leite levou ao Food Forum, evento que tem como objetivo discutir o futuro da nossa alimentação, um número ainda pior: 1,6 bilhão de tonelada – cálculo feito em 2018 pelo Boston Consulting Group.

Difícil até de nós imaginarmos esse tanto todo de comida. Para ter ideia, o Comida Invisível (@comidainvisivel) – empresa social criada por Daniela para ajudar a amenizar o desperdício de alimento no nosso país – fez uma simulação com aeronaves: por ano, o volume mundial de comida descartada é capaz de lotar  11.428.571 Boings 747-8F, que, colocados um ao lado do outro, dariam 20,9 voltas na Terra. “Pior é saber que metade dessa comida mataria a fome no mundo”, comentou Daniela, na Revista Food Forum. 

Foto: Olga Vlahou

FOME E POLUIÇÃO

De quem é a culpa desse cenário nada sustentável? O volume jogado fora inclui o alimento perdido na colheita, no transporte, nas centrais de abastecimento, nos supermercados e aquele que o consumidor coloca no lixo. Infelizmente, o Brasil está entre os países que mais desperdiçam o que poderia ir para o prato: cada brasileiro descarta, em média, 41,6 kg de comida por ano, mesmo sabendo que boa parte da população (cerca de 15 milhões de pessoas, segundo o IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) vive em estado de miséria e fome.

O mau hábito de jogar comida no lixo também afeta o  meio ambiente, já que a decomposição do alimento em aterros e lixões gera metano, um gás 20 vezes mais poluente que o CO2. Conclusão: o desperdício de comida polui mais que os carros.

“TINDER” DO NÃO DESPERDÍCIO

Como atua o Comida Invisível? Entrega soluções a empresários, donos de bares e restaurantes para reduzir perdas e, com isso, gerar benefícios para o consumidor, o negócio e o planeta. E, a partir de maio, o aplicativo Comida Inisível vai aproximar os alimentos bons e próprios, mas que perderam o valor comercial, de quem precisa deles. “É o ´tinder´ do combate ao desperdício”, brinca Daniela. Mas você pode agir ainda hoje contra o desperdício. Sugestão: use a criatividade na cozinha. Asse a batata orgânica com a casca (é até mais saudável), cozinhe as folhas da beterraba e da cenoura orgânicas ou transforme aquela banana megamadura em um delicioso sorvete!